Aragão aumenta 25% os turistas portugueses em 2018 e prevê duplicar com novo voo direto

“Aragão, Paragem Obrigatória” é a mais recente campanha publicitária do Turismo de Aragão. Orientada para a capital portuguesa, a campanha tem como principal objetivo “divulgar a oferta cultural e turística” da região. À Ambitur.pt, a diretora-geral do Turismo de Aragão, Elena Allué, começa por destacar a nova ligação aérea direta de Lisboa para Saragoça pela companhia Ryanair, com dois voos semanais (quarta-feira e domingo) e com a duração de 90 minutos. Em operação desde o dia 28 de outubro, a diretora refere que “ainda é cedo para fazer qualquer balanço” mas as expectativas são “muito altas”, destacando que mercado português que visita Aragão é “muito fiel” e “gosta da nossa região”. Prova disso foi o “incremento de 25% no último ano de turistas portugueses”, afirma, ressaltando que “ainda não havia conexões áreas”. Com esta ligação direta, o Turismo de Aragão prevê “duplicar” o número mas também originar um “tráfego fluído de turistas” entre os dois países.

“Aragão, Paragem Obrigatória”

Elena Allué afirma que a região autónoma tem vários atrativos que fazem de Aragão a comunidade mais potente de turismo interior espanhol.

Da vasta oferta turística, Elena Allué começa por descrever a zona com 47,720 Km2, com foco na natureza, na cultura, no slow driving, na gastronomia e no enoturismo. “Somos líderes na neve”, afirma a responsável, destacando as “sete estâncias de ski que incluem 377 Kms de pistas”, um atrativo que eleva o destino como “um dos locais mais imperdíveis para os amantes de neve e desportos associados à natureza”

Com um “vasto” património cultural, Aragão  oferece “palácios árabes, vestígios romanos, termas romanas e património medieval”, onde conservam a autenticidade vivida pelas ruas e a pintura “bem presente na região”. Outro atrativo é a natureza “com a maior extensão” composta pelas “montanhas mais altas” de Espanha, associando a isto o desporto com várias atividades. No termalismo, a região tem 12 balneários. Na gastronomia, a referência passa pela diversidade de tapas, acompanhada pela aposta cada vez mais acentuada no enoturismo. Também Saragoça, a capital da região, é um importante destino ao nível do turismo religioso no qual se destaca a Basílica del Pilar que recebe milhares de visitantes ao longo do ano, incluindo portugueses.  “Todos os atrativos deste destino são somados às pessoas que fazem de Aragão um destino de paragem obrigatória”, sublinha. 

Relativamente à promoção do destino, a diretora da entidade considera ser muito “importante” tudo o que se faz para garantir o “retorno de visitantes” à região. A campanha integra um vídeo promocional que junta imagens desta zona do norte de Espanha com imagens da capital lisboeta. O investimento publicitário compreende meios online e 100 mupis distribuídos pelas ruas de Lisboa, espaços comerciais de maior impacto e autocarros. A campanha tem a duração de um mês.