Arraiolos: Tapetes, identidade e tradição

Os Tapetes de Arraiolos são um elemento distintivo do artesanato português com origem nesta vila alentejana. Atingiram todo o seu esplendor e arte nos séculos XVII e XVIII e continuam hoje a ter um lugar cimeiro em Arraiolos, graças ao laborioso trabalho de gerações e gerações de bordadeiras, que trouxeram até aos nossos dias o saber fazer desta arte única. Como nos transmite Armando Alves, escultor e autor do “Monumento à Tapeteira”, os tapetes estão “intimamente ligados ao modo de vida e à sociabilidade de Arraiolos proporcionando momentos únicos de familiaridade: é ver os grupos de mulheres sentadas à sombra das casas e dos muros, nos dias longos e luminosos, bordando pacientemente os tapetes que depois se instalam no interior das habitações.”

A par deste saberes encontramos os sabores intrínsecos da gastronomia local, fortemente marcada pela influência mediterrânica, onde o azeite, o pão e o vinho têm presença certa.

Neste contexto têm assinalável importância os eventos “O Tapete está na Rua”, de 9 a 18 de junho, e a “Mostra Gastronómica”, de 27 de outubro a 5 de novembro.

[new_royalslider id=”436″]