As Escolhas de… Ana Mesquita

As Escolhas de… Ana Mesquita

Formada em Design e com uma Pós-Graduação em Jornalismo, Ana Mesquita começou por trabalhar no Expresso e, durante 20 anos, editou e conduziu programas de televisão como o “Encontro Marcado”, na SIC Mulher, e “Moeda de Troika”, com Herman José. A rádio também faz parte do seu percurso, em programas como “O Amor é”, com Júlio Machado Vaz, bem como a direcção da revista LAMag, da Lanidor, em Portugal. Nos últimos três anos, tem trabalhado para exposições e clientes particulares, criando obras de arte através do novo método de desenho em iPad.

Melhor Hotel em Portugal… Belmond’s Reid’s Palace, no Funchal.
Entre jardins subtropicais, com vista para o Oceano Atlântico, esta unidade existe há mais de um século para proporcionar uma estadia única na Madeira. Quer seja nos 163 apartamentos ou suites sofisticados, onde se incluem duas suites presidenciais, o requinte é presença constante. No Reid’s encontrará ainda quatro restaurantes à sua escolha.

Melhor Hotel no Estrangeiro… Bel Ami Hotel Paris.
“O Bel Ami é um cinco estrelas no epicentro do bairro de Saint-Germain-des-Prés, em Paris. Não só pelo chique descontraído da decoração, como pela localização. Ali bate o coração artístico e histórico da cidade. Nos quartos de águas-furtadas a vista é um regalo para os amantes da cidade como eu.”

Melhor Restaurante Portugal… Bica do Sapato, Lisboa.
“Não sei se será o melhor, mas certamente aquele onde regresso continuamente e com gosto. Gosto da simplicidade e da qualidade da cozinha. Amo o espaço, a luz e a vista do Tejo, e adoro os donos e os empregados.”

Melhor Restaurante no Estrangeiro… Arzak, San Sebastian.
“O restaurante de Juan-Mari Arzak. Seis estrelas Michelin divididas entre o chefe Arzak e a filha Elena.”

Um vinho que aconselhe… “QM Alvarinho, vinho verde, e o vinho tinto Marka, do Douro”.

Livro a não perder… “Não tenho nada a desaconselhar”.

Uma música que a tenha marcado…
“Nasci em Africa, «terra de onde veio toda a música», como diz uma canção do Rui Veloso (letra dele), e onde o João Gil (meu marido) compôs a canção Saudade, que faz parte do cancioneiro nacional. Mas são tantas as músicas que me marcaram, que talvez a mancha de texto da vossa revista não fosse suficiente para as enumerar. Vivo desde muito criança dentro das canções que vou ouvindo. Gosto dos mais variados tipos de música, desde que bem interpretados e cantados. E gosto sobretudo de grandes letras, das canções que contam histórias, e das metáforas que nos marcam e nos despertam ou resolvem questões. “

Um filme memorável…
“Ui… Todos os filmes do Woody Allen, do Pedro Almodovar, do Quentin Taratino, alguns flmes do Peter Greenway, alguns de Bernardo Bertolucci, muitos de Steven Spielberg. E todos os filmes onde participa Kate Blanchett e Anthony Hopkins.

Artista preferido…
“Foi grande, visionário e perturbador: Caravaggio.”

A praia da sua eleição…
“Todas as praias do país onde nasci: Moçambique.”

A melhor cidade do mundo…
“Gosto muito de Lisboa. Acho o Porto a cidade mais cinematográfica a seguir a Veneza. Amo Paris e seria capaz de viver em Barcelona.”

O que nunca se esquece de levar consigo quando viaja…
“Uma máquina fotográfica, um bloco de notas e desenhos, o meu iPad se puder desenhar à vontade e telemóvel. Sou gadget dependente ;-)”