As festas chegaram e as ruas já se vestiram a rigor

Chegado mais um final de ano é tempo de alegria, música, luz e muito entretenimento nas ruas de Portugal. Por todo o país, erguem-se iluminações, mercadinhos e aldeias de Natal, inauguram-se pistas de gelo e dá-se as boas vindas ao novo ano com exposições e espetáculos de rua. Nos próximos dias, não vão faltar razões para desfrutar, de forma gratuita e divertida, de bons momentos em família na sua cidade.

PortoComecemos pelo Norte que, este ano, apresenta algumas novidades. Desde 27 de novembro que a cidade despertou para o Natal com a inauguração das suas iluminações que este ano farão uma homenagem à nova imagem gráfica da cidade, privilegiando os azuis e dourados. São mais de 40 ruas a brilhar na Invicta. Este é apenas o ponto de partida de seis semanas que prometem, ente outros, vários concertos de rua, espetáculos de dança e circo, performances, mercados e feiras, oficinas de contos, carrosséis e as já obrigatórias pistas de gelo natural, que podem ser visitadas na Avenida dos Aliados e Rotunda da Boavista. A Praça Mouzinho Albuquerque será também um ponto de passagem obrigatório, uma vez que acolherá a Praça da Fantasia, com todo o tipo de atrações e divertimentos. As boas vindas ao ano de 2016 são dadas, como já é habitual, na Avenida dos Aliados e ao som de Pedro Abrunhosa & Comité Caviar.
ObidosNa região Centro que, segundo Pedro Machado, presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, oferece “o melhor de dois mundos”, do mundo rural e do citadino, um dos destaques é a Serra da Estrela onde poderá encontrar as verdadeiras pistas de neve. No entanto, se procura algo mais “quentinho”, Pedro Machado lembra outros “grandes eventos de animação” da região nesta altura do ano como são o “Óbidos Vila Natal, o Penela Presépio, os mercados de natal, ou os programas elaborados pelos municípios para celebrar a chegada do ano novo, entre outros eventos, que geram dinâmicas de visita”. “A gastronomia e as tradições associadas à quadra natalícia, como a Queima do Madeiro, tradição disseminada pelo interior da região Centro com destaque para a região de Castelo Branco e especificamente a vila de Penamacor, são marcas identitárias do território que refletem a autenticidade do destino”, acrescenta o responsável.
O ano passado, a região Centro foi eleita por milhares de portugueses para as suas férias de Natal, tendo o número de dormidas subido 21,27% face a 2013. Para além das atividades relacionadas com as festividades, portugueses e estrangeiros visitaram outras atrações da região, das quais, aconselha Pedro Machado, “as Aldeias do Xisto, as Aldeias Históricas, os sítios Património da Humanidade, as reservas naturais e os espaços de enoturismo, termas & spa”.

 

NAtal LisboaChegados a Lisboa, é tempo de escolher entre 18 municípios, pois, segundo Vítor Costa, presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, todos desenvolveram “várias propostas de animação que visam surpreender os turistas e lisboetas, e divulgar o que de melhor se faz na região” que, em 2014, registou, neste período, uma ocupação de 44,69%, mais 5,12% em relação ao mesmo período de 2013. “Além da realização de vários mercados de Natal, onde se podem adquirir produtos regionais, há outras atividades para os mais pequenos como ateliês infantis, animação circense e musical”, complementa o responsável.
LisboaComo já é tradição, o Terreiro do Paço, em Lisboa, apresenta, todas as noites, a partir de dia 11 de dezembro e até dia 20, o espetáculo gratuito de vídeo mapping “As Portas Encantadas”. É aqui também que se assinala a entrada do novo ano. “Para dar as boas vindas a 2016, o céu da cidade ilumina-se com um fabuloso espetáculo de pirotecnia e muita música para uma noite memorável”, afirma Vítor Costa que relembra que, de férias em Lisboa neste período, os visitantes podem e devem aproveitar as compras, “sobretudo em época de saldos. “A oferta específica de enoturismo e gastronomia, em especial ligada aos produtos do mar, o mergulho, náutica, observação de golfinhos e percursos pela natureza por toda a região são outras das atividades ideais para comemorar esta época festiva em Lisboa”.
Em Sesimbra, para além das habituais animações com DJ, espetáculo piromusical e animação nos bares e restaurantes da marginal, mais de uma centena de mergulhadores vão entrar no novo ano no fundo do mar, numa autêntica “passagem de ano subaquática”.

 

 
AlgarveA sul de Portugal, onde a temperatura será decerto mais agradável, não faltam também propostas. Se está a pensar passar o Fim de Ano no Algarve, saiba que poderá desfrutar de um concerto de Anselmo Ralph, na praia dos Pescadores (Albufeira), dos Expensive Soul, em Lagos, e ao som do Dj Gustavo Vera na Quarteira. Quando soarem as 12 badaladas a anunciar o Ano Novo, todos estes espaços contarão com um espetáculo de fogo-de-artifício que iluminará os céus desta que é a região preferida dos portugueses no verão. De acordo com Desidério Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve, existem outros fatores decisivos para a escolha desta região enquanto destino para a época natalícia e o réveillon, de que são exemplos “as nossas tradições natalícias únicas (como as charolas) e a qualidade da gastronomia regional e dos nossos vinhos, nomeadamente os doces natalícios como as filhoses simples ou recheadas com o doce de chila, e os doces de amêndoa”.
O responsável destaca ainda a “hospitalidade que caracteriza o povo algarvio, que faz com que os turistas se sintam em casa. Falamos da segurança do destino, e da qualidade das nossas unidades de alojamento e dos seus programas diversificados e adaptados a vários tipos de viajantes. E claro não nos podemos esquecer do fator das acessibilidades que aproximam o Algarve das outras regiões do país e de outros destinos europeus”. Aproveite este escape à rotina no Algarve e desfrute ainda dos melhores campos de golfe e das atividades ao ar livre que esta região lhe oferece.
madeira reveillonTambém a Madeira já se encontra “vestida a rigor”. Considerado um dos mais fortes destinos turísticos portugueses nesta época do ano, e que este ano deve receber, ao todo, entre turistas tradicionais e cruzeiristas, cerca de 50 mil pessoas e alcançar uma taxa de ocupação acima dos 90%, a Madeira aposta “num programa vasto e multifecatado” que não deixa ninguém indiferente. De acordo com o Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, a cidade do Funchal conta, nestes dias, com animação musical constante na baixa citadina, mostras de gastronomia típica da época, decorações tradicionais e muitas outras iniciativas. “É um destino turístico que é seguro e que, ao contrário de muitos outros, mesmo no nosso país, apresenta, em regra, um clima ameno, com noites bastante sugestivas para uma visita à baixa”, afirma o responsável, lembrando que, no caso da quadra natalícia, deve ser destacado “o espírito da Festa madeirense que aqui se vive. A partilha, o convívio e a emoção contagiante de uma cidade que, engalanada e vestida a rigor, celebra o nascimento de Jesus, com alegria e grande animação. As tradições e costumes que marcam a identidade madeirense ganham evidência nesta quadra, com manifestações de vária ordem, que têm despertado, cada vez mais, o interesse dos turistas”. Na noite de Fim de Ano, os holofotes direcionam-se para o espetáculo de fogo de artificio, considerado pelo Guinness Book, em 2006, como o melhor do mundo. “Falamos de um espetáculo com alma, que se reinventa, ano após ano, numa baía que é única e que propicia uma magia muito própria, com imagens e cenários que dificilmente se encontram noutra qualquer cidade do mundo, nesta noite. Aliás, a mãe natureza dotou o Funchal de um anfiteatro que é único no mundo e que é o melhor palco para a realização deste tipo de espetáculo. Uma imagem que vende por si e que continua a ser motivação para os milhares de visitantes que, mais uma vez, recebemos nesta noite, com grande expectativa”. Este ano, o espectáculo da última noite de 2015 estará subordinado ao tema “Emoções de Luz”. Serão cerca de 129 mil os disparos que, em 8 minutos, “transformarão os céus da Funchal num grande momento de magia”.

 

portobay natalTradições nos hotéis PortoBay
O Natal e o Fim do ano nas unidades do grupo PortoBay são períodos muito especiais, sendo que a Madeira e o Rio de Janeiro estão entre os mais cotados destinos do mundo para celebrar a passagem de ano o que leva a que seja aqui que esta época assume ainda mais importância. Mas também em Lisboa, no Algarve, e lá fora em São Paulo e Búzios, a cadeia portuguesa está já em preparativos para esta data. Nos seis hotéis da Madeira, o grupo aproveita a época para partilhar com os hóspedes algumas das tradições especiais vivenciadas na ilha. Por exemplo, desafia os hóspedes a participar em workshops, a visitar as decorações de natal e os presépios tradicionais, a participarem nas missas do parto, e proporciona-lhes música e jantares especiais. Para a despedida de 2015, além da gala e da programação musical, os clientes podem desfrutar da localização dos hotéis PortoBay assistindo ao mágico fogo-de-artifício na Baía do Funchal. Já no PortoBay Rio, especialmente no Réveillon, o jantar de gala é seguido de uma festa única na cobertura do hotel, sobre o cenário de uma Copacabana com milhares de pessoas vestidas de branco e um fogo-de-artifício majestoso.
VG Palacio dos Arcos_Exteriores_6 (1)Fim de ano em grande nos Vila Galé
Já nas 21 unidades Vila Galé de norte a sul do país, e Madeira, a noite de dizer adeus ao velho ano e receber 2016 continua a ser um período importante, com taxas de ocupação acima dos 80% na generalidade dos hotéis. No Natal, a procura também tem vindo a crescer, ajudando a combater os tempos mais fracos de inverno. Por isso mesmo, a cadeia nacional, que conta também com sete hotéis no Brasil, já aposta na criação de menus e pacotes especiais para este período, nos quais a animação não falta. Assim, a partir dos 190€/pessoa, dependendo do hotel e do tipo de quarto, o pacote de Réveillon engloba uma noite de alojamento em quarto duplo com pequeno-almoço, cortesia à chegada e cocktail de boas-vindas, jantar de fim de ano, ceia no dia 31 de dezembro, música ao vivo e brunch no dia 1 de janeiro de 2016. Ainda continuam a ser sobretudo os hóspedes que procuram estas celebrações, embora esteja a crescer o número de famílias locais que já opta por fazer a ceia de Natal no hotel.

 

zmarCasa cheia no Réveillon no Zmar
Embora o Zmar Eco Campo não seja alvo de muita procura no período do Natal, estando mesmo fechado nesses dois dias, a época de Réveillon é garantia de casa cheia. Este resort ecológico junto ao Parque Natural do Sudoeste e Costa Vicentina promete uma festa memorável inspirada nos loucos anos 20, “Speakeasy”, A partir de 135€/adulto, a noite será animada com direito a cocktail de boas-vindas, jantar de gala com bar aberto, brinde à meia-noite, ceia e muita animação (coiote bar, peep show, DJ Electro Swing), havendo ainda lugar a um brunch no dia 1 de janeiro de 2016 para repor as energias. Os mais pequenos também terão direito a uma festa própria, sob supervisão de monitores. O espaço exterior, em harmonia com a Natureza e o Alentejo como pano de fundo, convida pequenos e graúdos a participarem em várias atividades, podendo aproveitar a piscina interior com ondas e o Spa. Tudo isto alojado num dos 126 bungalows em madeira que o Zmar disponibiliza.

 

Hotel Csino ChavesAnimação no fim de ano com a Solverde
Quer seja no Grande Porto, em Espinho ou em Chaves, a Solverde sugere-lhe alguns programas especiais para a noite de Passagem de Ano. No Hotel Casino Chaves, um quatro estrelas no interior transmontano, o Réveillon será no Restaurante Península, com jantar de gala, espumante e passas, ao som do grupo The Acoustic Foundation. Os preços são de 130€/pessoa sendo 45€ para crianças entre 3 e 10 anos. Já no Casino Espinho, o Salão Atlântico receberá um jantar de gala e ceia, e a animação estará a cargo de Chattanooga Big Band e um tributo a The Rat Pack, uma homenagem a Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis Jr. O preço é 200€/pessoa. Já o Restaurante Aladino do Hotel Algarve Casino, concretamente no Casino, sugere jantar de gala, ceia e pequeno-almoço, sempre com música ao vivo, e a partir dos 160€/pessoa. Pode ainda optar pelo restaurante do hotel, o Amendoeiras, com jantar e pequeno-almoço, e animação com música ao vivo, a partir dos 135€/pessoa. Por fim, no Hotel Solverde Spa & Wellness Center o programa especial de fim de ano engloba alojamento e réveillon no Restaurante Jardim.