“As formações são uma parte importante do negócio do agente de viagens”

Depois de ter levado a cabo, no último trimestre de 2015, a formação de nível avançado, que contou com a participação de 438 agentes de viagens, a Melair retomará esta semana, no Porto e em Braga, mais um ciclo de formações, desta vez, dedicado aos agentes de viagens que não estão familiarizados com os produtos da marca. Afirmando que gostaria que “houvesse muito mais agentes de viagens interessados em conhecer esta dinâmica”, Francisco Teixeira, diretor geral da Melair, dá conta que, este segundo ciclo de formações, que decorrerá até ao final de janeiro, deverá contar com um número semelhante de inscrições à ação dedicada ao nível avançado.

Em entrevista ao Ambitur.pt, Francisco Teixeira explica que as formações são uma “parte profissional importante do negócio do agente de viagens, porque cada empresa tem a sua complexidade e nós só tendo conhecimento do produto é que conseguimos lidar com essa complexidade”. O objetivo desta ação, que se tem vindo a repetir ano após ano, passa assim por “transmitir as dinâmicas do produto e ensinar as ferramentas de pesquisa e reserva online, uma vez que hoje 95% das reservas são efetuadas através deste canal”, acrescenta o responsável.

Para além das formações presenciais, a Melair promove formações online através da plataforma“Cruising for Excelence”.

Mercado necessita reservar com mais antecedência

Como explica Francisco Teixeira, a venda na Royal Caribbean “é muito antecipada”. “Nós até 31 de março realizamos 80% do volume de negócio viajado entre janeiro e dezembro”. E o que se passa em Portugal é que o mercado tem tendência a reservar mais tarde. “Durante este período que vai até 31 de março, de outubro a março, o mercado está ligeiramente adormecido naquilo que é o estimulo da reserva e da divulgação do produto”, afirma o responsável, acrescentando que o que a Melair tem estado a fazer é a focar, neste período, as suas ações, quer ao nível das formações, quer em termos de ofertas aos clientes.

“O mercado português reserva já muito tarde, quando o nosso preço já está muito elevado, daí nós termos que o trazer para antes de 31 de março, temos ofertas muito fortes, desde descontos, créditos a bordo, tudo incluído, etc. A combinação disto faz com que, não só, haja um estímulo final ao consumidor, àquele que efetivamente pode decidir comprar o nosso produto, como poderá permitir uma maior integridade na tarifa que, por sua vez, atinge valores médios mais interessantes no nosso negócio que é um negócio de comissões”.