As sete startups portuguesas de Turismo que crescem mais rápido

As sete startups portuguesas de Turismo que crescem mais rápido

Categoria Business, Empresas

Portugal continua a ser uma dos destinos mais apetecíveis para turistas tendo sido mais uma vez premiado como ​World’s Leading Destination em 2019 . O setor de turismo português cresceu 5,3% em 2019, mais do dobro da média europeia, segundo o World Travel and Tourism Council . De acordo com a Trading Economics e o Banco de Portugal, as receitas do turismo em Portugal aumentaram 8,6% face ao período homólogo até Setembro de 2019.

Neste contexto de crescimento, o mercado do turismo teve a necessidade de ajustar as suas práticas internas para tirar o máximo proveito deste ​boom no setor e, como resultado, aumentar as suas receitas. Para alcançar essa oportunidade de mercado, uma das estratégias da indústria do turismo é aplicar mais tecnologia nas suas operações diárias a fim de ser mais eficiente e capaz de lidar com o crescente interesse nos seus negócios.

Algumas startups portuguesas estão a liderar este caminho, fornecendo diferentes soluções tecnológicas que estão a capacitar o setor da hotelaria e turismo. Desde ​Revenue Management a ​Guest Relations, Manutenção e Gestão de Energia até ​Tour Planners, estas são as 7 startups mais promissoras que estão inovar o setor turístico em Portugal e que alcançaram resultados notáveis durante o último ano, com mais de 10 milhões em receitas e mais de 1.000 hotéis clientes por todo o mundo.

Climber RMS

A ​Climber​ é uma solução moderna e intuitiva de Revenue Management para hotéis independentes e cadeias hoteleiras. A Climber acredita que as informações para decisões estratégicas de Revenue Management não devem estar disponíveis apenas para grandes empresas hoteleiras, mas sim para todos os hotéis, à distância de um clique e de fácil utilização. Com mais de um milhão de euros em financiamento, 5 anos no mercado e em 5 países – Portugal, Espanha, Miami e São Paulo -, a Climber está altera automaticamente os preços de mais de 6000 quartos de hotéis em países como o Brasil, Malásia, Azerbaijão, Hungria e Moçambique.

De acordo com o Mário Mouraz, fundador & CEO da Climber, “embora o setor hoteleiro seja frequentemente mais conservador, também se encontra a ser renovado através de novos modelos e tecnologias, e a nossa expectativa é que daqui a cinco anos o back-office (de hotéis) seja drasticamente diferente e os hoteleiros tenham ainda mais tempo para ser estratégicos e não tanto operacionais”. A Climber RMS venceu o prémio de pitch competition ​Annual Investment Meeting 2020 em Portugal e estará a representar Portugal no Dubai, nos Emirados Árabes Unidos para a competição final de 24-26 de março de 2020, no Dubai World Trade Centre.

TourScanner

A ​TourScanner​ é o principal motor de pesquisa de passeios e atividades de viagem, oferecendo mais de meio milhão de experiências em 10.000 destinos em todo o mundo. A TourScanner oferece todo o tipo de atividades que os viajantes gostam de realizar durante as férias, incluindo passeios turísticos, visitas guiadas, bilhetes para atrações, atividades ao ar livre, aulas de culinária, excursões e muito mais.

Fundada em 2018 e incubada na Startup Lisboa, após apenas um ano desde o seu lançamento, a TourScanner processa mais de 3 milhões de euros em transações por ano, sendo já rentável. “​Fechámos um excelente ano, acima das expectativas”, diz Simone Semprini, CEO da TourScanner. “Mais de 20.000 viajantes optaram por utilizar o nosso site para planear as suas férias em 2019. Agora, estabelecemos a meta de triplicar o nosso desempenho para 2020.”

Infraspeak

O ​Infraspeak​ é um software inteligente de gestão de operações de manutenção para hotéis. Com a confiança de marcas como InterContinental, Six Senses, Sheraton e Vila Galé, em mais de 10 países, o Infraspeak ajuda os hotéis a saber tudo o que se passa com a sua equipa técnica e equipamentos e a resolver problemas dentro do prazo, antes que os clientes percebam. O resultado é uma operação mais suave, clientes mais felizes e maiores lucros. Com uma equipa de 60 pessoas, a Infraspeak gere mais de 500.000 ativos em 35.000 edifícios.

HiJiffy

A ​HiJiffy​ fornece a principal plataforma de comunicação baseada em inteligência artificial para hotéis, de forma a proporcionar uma experiência agradável aos hóspedes e aumentar as reservas diretas. O principal produto é um chatbot implementado no site dos hotéis, que responde às perguntas dos hóspedes, automatizando as suas respostas em mais de 70% e os ajuda a efetuar reservas. A HiJiffy está presente em mais de 600 hotéis e 14 países.

B-Guest

A ​B-Guest​ visa simplificar e modernizar o processo e a comunicação de check-in dos hóspedes, permitindo mais tempo para os funcionários do hotel se envolverem em outras atividades úteis para os clientes. Mais de 200 hotéis em Portugal, Espanha, Reino Unido e Brasil estão a utilizar o produto Check-in online. 2019 foi um ano importante para a B-Guest, na qual várias redes de hotéis de renome se juntaram ao seu portfólio de clientes, como PortoBay, Turim, Hoti Hotels, entre outros; bem como muitos hotéis boutique independentes.

Também em 2019, a percentagem média de hóspedes que fizeram o check-in on-line antes da chegada aumentou de 15% para 20%, confirmando uma tendência crescente, à medida que mais hotéis adotam essa tecnologia e os hóspedes se habituam. A B-Guest acredita que esta percentagem continuará a crescer, replicando um fenómeno semelhante ao verificado com check-ins online na aviação.

Virtual Power Solutions

A ​Virtual Power Solutions​ é uma líder de mercado inovadora no design e operação de plataformas dinâmicas interligadas, fornecendo dados granulares em tempo real para consumidores, operadoras de rede e serviços. As soluções de energia virtual minimizam o consumo aumentando a eficiência energética, otimizando o tempo de uso e monetizando as cargas. Um histórico de mais de 50.000 produtos instalados com sucesso (bancos, hotéis, indústria, aeroportos, hospitais, universidades, retalho, serviços públicos e municipais) espalhados pelos 5 continentes comprovam a alta qualidade, valor e confiabilidade das soluções VPS. Após um ótimo ano, com a execução de vários novos projetos de eficiência energética, é expectável um crescimento adicional em 2020.

GuestU

A ​GuestU​ é uma empresa de tecnologia focada em soluções móveis de hotelaria que otimizam a experiência do hóspede. Hoje, os produtos GuestU estão presentes em mais de 250 hotéis localizados em 30 países. O ano de 2019 foi emocionante para a GuestU, dado este ano vários hotéis terem substituído completamente os seus telefones de quarto clássicos pelo produto GuestU Phone (um smartphone para os hóspedes utilizarem durante a estadia, dentro e fora do hotel, com chamadas e internet gratuitas, permitindo que os hóspedes reservem serviços de hotel ou comunicar com o concierge).

Também em 2019, a GuestU fechou um acordo com uma renomada cadeia de hotéis, com mais de 100 sites em 10 países diferentes, que já está implementando o App GuestU para a sua marca, permitindo que os hóspedes executem atividades interessantes como controlar a TV ou abrir a porta do quarto com o smartphone… a ser anunciado em breve.