As três prioridades do novo presidente do Turismo de Portugal

São três os dossiers de macropolítica com importância a que o novo presidente do Turismo de Portugal dará prioridade. Em declarações à imprensa, no âmbito do 39º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), João Cotrim Figueiredo começou pelo dossier da promoção, indicando que “o modelo da promoção turística é certamente uma das prioridades, em 2015 temos que arrancar com um novo”. De seguida o responsável abordou os fundos comunitários, afirmando que “o turismo tem sido sistematicamente mal tratado na forma com os fundos são afectos. Há coisas que são difíceis de entender. Definir o turismo como uma actividade não industrial, transaccionável, não exportadora, tem levado a que dificilmente muitas actividades turísticas se encaixem em linhas de apoio e em incentivos que teria sido importante terem sido utilizados no passado”.~Para o responsável ainda existe outro problema a resolver: “as áreas de Objectivo Um, Lisboa e Algarve, tem também de ser resolvido de uma forma politicamente muito mais proactiva do que tem sido até aqui”.Por outro lado, “uma terceira área que eu quero desde já levantar, que não consigo medir ainda nem em termos de premência de calendário nem em termos de importância” está relacionada com o Banco de Fomento e a Agência para o Desenvolvimento Económico. Para o novo presidente do Turismo de Portugal, “é muito importante que nesse aspecto o turismo também não veja espartilhada as soluções de acesso a fundos, que possam resultar do estatuto das funções do Banco de Fomento, e retirem ao Turismo de Portugal e ao turismo como um todo, público e privado, meios e capacidade de actuação”.Para João Cotrim de Figueiredo, “vamos acompanhar esses três dossiers de macropolítica com importância e prioridade. Depois haverá um conjunto de assuntos mais de execução, mais operacionais, que vão ter importância num futuro próximo”.