A Associação de Promoção da Madeira (APM) aprovou na passada sexta-feira, em reunião de Direção, o lançamento de um processo de certificação de boas práticas em relação à gestão de riscos biológicos, que vai estar à disposição das suas empresas associadas.
Esta certificação terá uma abrangência às empresas do sector do turismo, como sejam:
– Hotéis, Turismo Rural e Alojamento local;
– Restaurantes;
– Agências de viagens;
– Animação Turística e Transporte de pessoas;
– Rent a Car;
– E ainda escritórios ou outros estabelecimentos oficiais de turismo.
O projeto começa a ganhar forma ainda neste mês de abril e, no início de maio, está previsto um webinar dirigido aos associados, onde a APM irá apresentar o projeto, a forma de participação e ainda, explicar como vai ser o processo de certificação. Em junho, vai ser divulgado o manual de certificação, estando previsto o início das certificações durante o mês de julho. De referir que se propõe uma capacidade para certificar 150 a 160 empresas por mês.
Esta iniciativa da APM surge da necessidade de reforçar a confiança dos viajantes, logo que seja possível a Madeira e o Porto Santo abrirem as suas portas ao turismo. A segurança sanitária ganhou uma importância vital para o relançamento dos destinos turísticos.
Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura e Presidente da Associação de Promoção da Madeira, afirma que: “A grande prioridade do momento é vencer o medo de viajar e recuperar a confiança do viajante. A implementação de medidas que confiram conforto a quem viaja é fundamental para o restabelecimento do bem-estar de todos. A decisão de partir para a certificação do destino numa lógica de garantia da oferta em termos de saúde surge dessa necessidade mas também do facto do destino Madeira dispor de todas as condições para o fazer. Não são só os mais de duzentos anos de atividade ou mesmo o facto de tudo ter surgido no âmbito do turismo terapêutico que nos dá essa legitimidade. O compromisso que o destino assumiu junto de todos os seus parceiros é razão bastante para evoluir no caminho em apreço. Estamos convictos de que, desta forma, contribuímos objetivamente no sentido certo e adequado para que a retoma do sector aconteça com a força e o dinamismo que todos desejamos.”
Pretende-se que esta certificação seja uma vantagem competitiva para os associados da APM, além do objetivo de passar a imagem de um destino seguro. Segundo o diretor executivo da APM, Nuno Vale, “coloca-se como crucial o posicionamento dos destinos como destinos turísticos seguros. Uma certificação internacional, credenciada e independente é essencial para todos os operados no setor turístico na RAM, porque se hoje constituirá um fator de diferenciação qualitativa, mais cedo do que tarde, será uma condição necessária para se operar no negócio do turismo. Tendo esta consciência, a APM irá providenciar condições vantajosas a todos os seus associados para aderirem ao processo de certificação e abrir as portas a novas entidades que queiram aderir à APM de poderem aderir a este projeto e beneficiarem das mesmas vantagens. No final é do interesse de todo o setor a generalização da certificação”.
Por outro lado, todo o processo será feito com o máximo rigor e garantia de qualidade. Para isso, a APM associou-se à SGS, empresa que vai assegurar todo o processo. O Grupo SGS é líder mundial na certificação de Sistemas de Gestão e acreditado em vários âmbitos pelo IPAC e certificado de acordo com a norma NP EN ISSO 9001 2008 no âmbito dos serviços de inspeção e auditoria a bens de consumo e estudos de mercado.