Associação de Promoção da Madeira reforça destino em Itália

A Associação de Promoção da Madeira organizou recentemente, em parceria com o Turismo de Portugal e a companhia área easyjet, um evento em Milão, Itália, dedicado à Região Autónoma da Madeira.

Com o objetivo de promover a ligação aérea direta que une a Madeira e Milão, através do aeroporto de Malpensa, que se traduz numa operação anual garantida pela easyjet, o espaço escolhido para o certame foi o icónico edifício “Terraza Martini”. Do alto do 16.º piso e com vistas únicas sobre a cidade italiana, o evento reuniu dezenas de profissionais do turismo, dos media e influenciadores digitais, e recebeu todos os convidados de forma bem madeirense.

Logo à chegada, algumas das mais belas paisagens madeirenses eram projetadas em ecrãs, lançando o mote para uma noite de homenagem à Madeira. A decoração pautou o espaço, destacando elementos bem caraterísticos da vida insular, como as flores coloridas, as frutas exóticas e os inconfundíveis padrões do folclore regional.

Para tornar esta viagem ainda mais genuína, os sabores madeirenses também foram levados à cidade italiana. Um cocktail volante, com um menu baseado em produtos tradicionais madeirenses, pensado e executado pelo Chef Júlio Pereira, deu a todos a oportunidade de se deliciarem com os sabores regionais. O inconfundível sabor do Vinho Madeira ligou os momentos gastronómicos, dando a conhecer o produto da histórica e secular tradição do arquipélago.

Presentes nesta ação estiveram o embaixador de Portugal em Itália, Bernardo Futscher Pereira, o delegado do Turismo de Portugal em Itália, Marcelo Rebanda, o Country Manager da easyjet Itália, Lorenzo Lagorio, bem como a diretora Executiva da Associação de Promoção da Madeira, Sara Marote.

Numa noite de comemoração, que solidificou a imagem do Destino num mercado que se tem tornado cada vez mais relevante para o Turismo na Madeira, pelo desenvolvimento de várias frequências aéreas diretas, houve quem ainda tenha sido presenteado com uma viagem para o Região, para passar do conhecimento teórico a “Viver a Madeira por inteiro”.

Eduardo Jesus, secretário Regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira, sublinhou: “O evento realizado em Milão foi muito importante para o destino Madeira, pois vem reforçar a nossa visibilidade no mercado italiano, responsável na Região Autónoma, o ano passado, por cerca de 27 mil hóspedes e perto de 108 mil dormidas. Estes números permitiram-nos aumentar o número de turistas de Itália na medida em que constituem uma variação positiva de 79% e de 55% no número de hóspedes e de dormidas, respetivamente, em relação a 2019.E

Acrescentou ainda que “o trabalho manter-se-á no terreno, como o temos feito até hoje, com grande proximidade junto dos mercados, que estamos a monitorizar, e através do diálogo permanente com os operadores para continuar a criar condições para que as coisas continuem a acontecer. É determinante a manutenção do orçamento da Associação de Promoção da Madeira, nos níveis mais altos que já se registaram. Isto significa a verdadeira aposta do Governo Regional da Madeira, também, no que diz respeito às acessibilidades. A Madeira tem registado um desempenho diferente das outras regiões porque beneficia desta prioridade assumida pelo GRM através da APM”.

José Lopes, diretor geral da easeyJet em Portugal, referiu: “Estamos muito contentes por termos tido a possibilidade de inaugurar esta rota entre Milão e a Madeira, um destino que era pouco conhecido pelos italianos, para onde já voaram mais de dez mil passageiros, desde dezembro de 2022, quando foi inaugurada. Para além de Milão, a easyJet voa a partir da Madeira para outros oito destinos europeus (Berlim, Bristol, Londres e Manchester (Inglaterra), Paris e Lyon (França), Lisboa e Porto) e ainda oferece aos portugueses a possibilidade de passarem férias na paradisíaca ilha de Porto Santo, com ligação direta a Lisboa e ao Porto. Acreditamos que a operação da easyJet com voos de baixo custo nos aeroportos do Funchal e de Porto Santo tem contribuído para o dinamismo económico e crescimento turístico da Região”.