Associação de Promoção da Madeira: Um destino para todo o ano

Fundada em 2004, a Associação de Promoção da Região Autónoma da Madeira (AP Madeira) tem a seu cargo toda a promoção deste destino. Um desafio que, segundo Roberto Santa Clara, diretor executivo, consiste no “permanente aumento da notoriedade do destino, bem como no contributo de diversas formas para uma boa performance ao nível de vários indicadores do mesmo”. Sendo este um destino composta por duas ilhas, a Madeira e o Porto Santo, é necessário que, para beneficio dos destinos e dos cerca de 150 associados, entre hotéis, agências de viagem, rent-a-cars, organismos oficiais, empresas de animação turística e outros, exista uma estratégia bem definida na hora da promoção dos produto que cada ilha oferece. Ou seja, “enquanto que o Porto Santo é maioritariamente procurado pelas famílias que desejam uma praia paradisíaca com propriedades terapêuticas, segura e limpa”, na Madeira, os clientes “procuram um destino único, a menos de duas horas de avião, e percorrem a totalidade da Ilha através do contacto com a natureza, pelas levadas, com o mar, observando cetáceos, ou noutras experiências de inquestionável genuinidade”, explica o responsável, acrescentando que, no Funchal, e em complemento com “o anfiteatro natural”, os visitantes podem ainda encontrar “diversos ‘must visit’ como o Mercado dos Lavradores, os seus museus, os jardins, os famosos carros de cestos, entre muitos outros pontos de interesse”.

Sendo a Madeira sinónimo de “tranquilidade” e possuindo um “clima ameno durante todo o ano”, é possível oferecer a quem visita este destino uma experiência diferente todos os dias. Dando ênfase ao calendário de eventos anual, Roberto Santa Clara destaca a realização ainda este ano da Festa do Vinho da Madeira, de 28 de agosto a 11 setembro, do Festival Colombo (Porto Santo), de 15 a 17 de Setembro, e do Festival da Natureza, de 4 a 9 de outubro.

“Descubra a Madeira” mostra que há ainda muito por descobrir no arquipélago

Lançada para o mercado interno o ano passado, a campanha “Descubra a Madeira”, que assenta no testemunho das experiências vivenciadas por três figuras públicas em três diferentes eixos – a natureza, contada por Jessica Athayde, o mar por Lourenço Ortigão e o lifestyle por Claúdia Vieira – , pretende mostrar que “muito há por descobrir no arquipélago”. A segunda parte desta campanha, que tem sido um “furor”, deverá ser lançada no último quadrimestre do ano e “estamos certos voltará a colocar a Madeira no ‘top of mind’ dos consumidores”. Já este mês está a decorrer a campanha do Porto Santo que, “através de testemunhos reais, apela a dias de pleno descanso complementados por aventura”, acrescenta Roberto Santa Clara.

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