A Associação de Turismo do Porto foi alvo de uma restruturação organizacional cujo funcionamento entra hoje em vigor. Esta mudança surge no seguimento do novo modelo de organização e de negócio implementado no ano passado, segundo o qual a Associação de Turismo do Porto passou a acumular, para além da promoção externa do Porto e Norte, as funções de acolhimento e comercialização do destino.
Neste sentido, a nova estrutura passa pela criação de três pelouros distintos, que passam a reportar, de forma autónoma, diretamente à Direção da Associação de Turismo do Porto. A Direção Executiva fica a cargo de Filipe Ortigão Guimarães, um novo membro que foi convidado a integrar a equipa da Associação de Turismo do Porto e que até à data exercia o cargo de Brand Manager na Sogrape Vinhos. A Promoção Externa mantém a liderança de Helena Gonçalves e é composta por uma equipa responsável pela promoção dos diferentes produtos turísticos que integram a oferta do destino juntos dos mercados internacionais. A Direção para as Relações Institucionais, sob a responsabilidade de Francisco Calheiros, terá como principais funções a captação de novos associados junto dos municípios e comunidades intermunicipais do Porto e Norte de Portugal.
De acordo com a Direção da Associação de Turismo do Porto, esta restruturação tem como objetivos fortalecer e tornar mais eficaz a implementação da nova estratégia definida para o destino, de acordo com o novo modelo recentemente adotado, de forma a posicionar o desenvolvimento turístico do Porto e Norte num patamar muito superior, através da apresentação de propostas concretas associadas aos produtos turísticos do destino, estimulando o aumento da receita gerada pelo negócio do turismo, o aumento da estada média, o combate à sazonalidade e o aumento dos índices de satisfação e recomendação.
De recordar que a adoção deste novo modelo começou a dar já os seus frutos no ano passado, tendo 2015 sido um ano histórico e de referência para o turismo do Porto e Norte: não só foi atingido um valor recorde nas dormidas de estrangeiros no destino, como todos os objetivos e metas definidos para o exercício da Associação para esse ano foram plenamente alcançados e até superados, traduzindo-se no incremento da notoriedade e na captação de mais negócio para o destino, gerando, consequentemente, mais riqueza para o setor como um todo e para os seus associados em particular.