“Até agora, o Algarve não era um destino muito conhecido dos franceses”

Fruto da Primavera Árabe ou apenas do melhor que Portugal tem para oferecer, a verdade é que o mercado francês tem crescido exponencialmente nos últimos anos. De norte a sul do país, o público francês já faz parte do top de mercados externos nacional e o setor hoteleiro tem aproveitado esta tendência.

É o caso do Monte Santo Resort, situado perto de Lagoa, no Algarve, com capacidade para receber 600 hóspedes e que tem tido um crescimento no número de clientes franceses nos últimos dois anos. Por ocasião da IFTM Top Resa 2017, que termina esta sexta-feira, em Paris, Diana Carreira, coordenadora da Vendas e Marketing desta unidade, explicava ao Ambitur.pt que têm “reparado que o mercado francês nos últimos dois anos tem crescido”, tendência onde se regista “uma crescente procura”.

“Até agora, o Algarve não era um destino muito conhecido dos franceses. Isto porque o francês está mais habituado a ir para o norte de áfrica”, recorda a responsável, que acredita que a Primavera Árabe poderá ter influenciado na hora de se procurarem destinos alternativos. “Pode ter ajudado no sentido de terem que se encontrar novos destinos. Mas depois acabámos por conquistar por aquilo que nós temos. Pelo clima, pelas pessoas, pela gastronomia e claro, pelo sol e mar”, realça.

Relativamente à IFTM Top Resa, o Monte Santo Resort está pela primeira vez nesta feira, onde pretendem sobretudo “exportar a ideia daquilo que se pode fazer no Algarve durante os 365 dias do ano, e não só no verão”. De acordo com a responsável, o verão tem estado a crescer. “Antigamente era junho, julho e agosto e agora vai de maio a outubro”, susntenta, acrescentando que a unidade tem uma ocupação média ao longo do ano de cerca de 70%.

No próximo ano, a unidade irá fazer algumas renovações ao nível da decoração e o principal desafio prende-se com o atual cenário do Brexit. “Temos clientes a reservar e a querer que façamos a cobrança na altura da reserva com medo das taxas de câmbio. O Brexit é um novo desafio”, termina Diana Carreira.