Aumento das reservas diretas nos hotéis impulsiona chegada a Portugal de 23,6 milhões de turistas en 2019

A SiteMinder, plataforma global de aquisição de hóspedes da indústria hoteleira, revela hoje as suas listas anuais dos canais de distribuição mundial geradores de maior receita. Entre 20 dos principais destinos turísticos do mundo, as listas revelam o rápido sucesso das estratégias de reservas diretas para hotéis e das estratégias de crescimento dos gigantes do setor do turismo.

Portugal, segundo os dados apurados pelo número total de reservas efetuadas em todos os canais de reservas hoteleiras, através da SiteMinder, recebeu 23,6 milhões de chegadas em 2019, um aumento de 107% em relação há 10 anos. Os cinco principais canais de reserva no país, com base no rendimento bruto dos clientes, foram Booking.com, Expedia, Hotelbeds, websites de hotéis (reservas diretas) e OTS Globe.

Em Portugal, os 12 principais canais de reservas hoteleiras em 2019, com base no rendimento bruto total dos clientes da SiteMinder, foram:
1. Booking.com
2. Expedia
3. Hotelbeds
4. Websites de hotéis (reservas diretas)
5. OTS Globe
6. Abreu Online
7. Traveltool
8. World 2 Meet
9. Jet2holidays
10. EC Travel
11. Portimar
12. Sistema de distribuição global.

“Portugal recebeu 23,6 milhões de chegadas em 2019, um aumento de 107% em relação há 10 anos. Esse crescimento representa uma grande oportunidade para os hoteleiros do país. No entanto, é importante que estejam cientes das mudanças no mundo das reservas e de como os seus hóspedes escolhem o seu alojamento”, declarou André Gois, gerente nacional da SiteMinder, em Portugal. “De destacar, na nossa lista dos 12 canais de reservas mais populares, a Jet2holidays, listada pela primeira vez no ano passado, subindo rapidamente até ao nono lugar este ano, reafirmando o valor do Reino Unido para a economia”.

Entre 14 dos 20 principais destinos turísticos mundiais, as reservas diretas—obtidas através do site do hotel—subiram em relação ao ano anterior ou mantiveram sua posição entre os cinco primeiros lugares. O crescimento sustentado do canal direto foi acompanhado apenas pelo crescimento da empresa asiática Agoda, que deu cartas na região EMEA.

A plataforma da SiteMinder processou 105 milhões de reservas hoteleiras online em 2019, gerando 31 mil milhões de euros em receita para os seus 35.000 clientes hoteleiros.

Outras conclusões importantes:
● A estreia do Airbnb em seis mercados na Europa, África e Américas, menos de dois anos após o lançamento da sua primeira parceria global de tecnologia hoteleira com a SiteMinder, para apoiar hoteleiros tradicionais.
● A adição do Trip.com em mais um mercado europeu – Itália – juntamente com a França, onde o gigante chinês fez a sua estreia ocidental no ano passado.
● O surgimento da JacTravel, totalstay, Destinations of the World e Sunhotels, marcas WebBeds, em metade das 12 principais listas deste ano.
● A reentrada, após quatro anos, da Flight Center Travel Group, sediada na Austrália, entre as 12 melhores do país. A estratégia de diversificação e aquisição de empresas nos últimos anos provou ter um forte impacto no mundo da gestão de viagens, tendo também entrado na lista da África do Sul pela primeira vez.
● A estreia do Lastminute.com em dois mercados na EMEA, comprovando o aumento contínuo de decisões espontâneas entre os consumidores de hoje.

James Bishop, diretor sénior de parcerias globais da SiteMinder, declarou: “É empolgante refletir, todos os anos, sobre estes dados e as tendências que vemos nos principais mercados turísticos do mundo. Por exemplo, o rápido crescimento do Airbnb em muitos mercados demonstra a abertura da indústria hoteleira em adotar o Airbnb como parceiro e os benefícios aparentes em vender uma experiência e não apenas de um quarto. Também prova que os utilizadores do Airbnb já não se limitam a procurar casas de família ou espaços disponíveis”.

E prossegue: “É encorajador ver que as reservas online diretas continuam a contribuir fortemente para a receita hoteleira global, com os sites de hotéis ainda entre os quatro principais canais na maioria dos mercados e, em muitos casos, a subir na hierarquia. É óbvio que os hoteleiros estão ativamente a procurar impulsionar as reservas diretas, através de mais informação e inovação, bem como em investimento na metapesquisa. Também estamos a ver os fornecedores de tecnologia a apoiar essa procura, adicionando serviços profissionais às suas ofertas de reservas diretas, tornando-se, na prática, em agências de marketing digital para hotéis”.