AvaiBook quer crescer este ano em número de clientes e de posicionamento da marca em Portugal

Há cinco anos que a AvaiBook, uma empresa fundada em Espanha há cerca de 12 anos, se encontra no mercado português mas o crescimento acentuou-se a partir de 2019, altura em que a idealista integrou a empresa no seu grupo. Hoje, contam-nos Joana Sobreiro e António Pedroso, ambos Sales & Business Development para Portugal, a AvaiBook by idealista assume-se como um software de gestão integrada para alojamentos turísticos, mais focada em alojamento local, guesthouses e pequenos hotéis. E garantem ser uma “ferramenta com as funcionalidades necessárias para uma gestão otimizada de alojamento, com o objetivo de simplificar o trabalho aos gestores/proprietários, poupar tempo em tarefas facilmente automatizadas bem como aumentar a rentabilidade do cliente”. A empresa conta como clientes imobiliárias com o alojamento local como segunda linha de negócio, empresas de gestão de alojamento local, proprietários e gestores de alojamento local, guesthouses, boutique hotels e unidades de turismo rural.

[blockquote style=”1″]Joana Sobreiro e António Pedroso confirmam que a empresa conta com “dados de reserva superiores a 2019 e 2020, antes da pandemia, o que reforça a estratégia de desenvolvimento adotada durante a pandemia”.[/blockquote]

Os responsáveis do mercado português admitem à Ambitur.pt que 2021 foi um ano difícil e que, por isso mesmo, a AvaiBook não teve um crescimento acentuado no início desse ano, tendo de lidar com muita incerteza e com o facto de muitos dos potenciais clientes não terem poder de compra. Mas asseguram que “sentimos alguma procura devido às tendências de digitalização e ao novo perfil do hóspede”. Neste momento, Joana Sobreiro e António Pedroso confirmam que a empresa conta com “dados de reserva superiores a 2019 e 2020, antes da pandemia, o que reforça a estratégia de desenvolvimento adotada durante a pandemia”. E não têm dúvidas de que “conseguimos dar resposta às necessidades dos clientes, seja ao nível de desenvolvimento de software (tecnologia) como ao nível humano, com o nosso serviço de suporte”.

Os dois gestores sublinham ainda que o software de gestão AvaiBook se adaptou às tendências de mercado e ao novo perfil do hóspede, e destacam como mais-valias todas as ferramentas que apoiam os gestores/proprietários nesta mudança que houve no turismo. Entre algumas das ferramentas encontram-se o envio automático dos dados dos hóspedes ao SEF, o motor de reservas e sistema de pagamentos online da reserva que fomenta o crescimento de reservas diretas aumentando a rentabilidade do negócio e a confiança do hóspede, a comunicação via Whatsapp como nova forma de comunicação entre os hóspedes e o Host. Outra ferramenta que ganhou nova “alma” com o crescimento do setor foi o sistema de Revenue Management da AvaiBook – Market Data & Smart Pricing – que “ajuda o posicionamento do alojamento e a rentabilidade no mesmo”, explicam. Outras novidades este ano passam pela integração com novas OTA’s, como a HometoGo, a integração com a Google Travel ou a faturação digital, que este ano será obrigatória, recordam.

Sempre com a meta de desenvolver novos projetos e acompanhar as novas tendências, a AvaiBook tem crescido “a um ritmo bastante bom em termos de venda e de posicionamento da marca no mercado”, assumem Joana Sobreiro e António Pedroso. E esclarecem que o tempo da pandemia foi aproveitado para investir precisamente no desenvolvimento de novas ferramentas que pudessem ajudar os clientes a ultrapassar a crise. Além disso, “investimentos em recursos humanos para o desenvolvimento destas ferramentas que são tão importantes para os nossos clientes”, acrescentam.

Não hesitam pois em afirmar que, para 2022, e com o crescimento do mercado português, o objetivo da AvaiBook é aumentar o número de clientes, manter os que tem e continuar a crescer em termos de posicionamento de marca, com o apoio da idealista.

Conheça as funcionalidades da AvaiBook

  • Channel Manager com sincronizações API/XML aos portais líderes de mercado sendo Premier Partner de OTA’s como a Booking;
  • PMS com Envio automático ao SEF e notificações automáticas;
  • Motor de reservas para o website e/ou redes sociais do Alojamento;
  • Ferramenta de pagamentos online;
  • Sistema de Revenue Management Market Data & Smart Pricing;
  • Faturação automática com a integração dos nossos parceiros InvoiceXpress;
  • Virtual Tour e Books Fotográficos.