Aveiro acolhe 46.º Congresso da APAVT em 2020

Aveiro acolhe 46.º Congresso da APAVT em 2020

A cidade de Aveiro será a anfitriã do 46.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), no próximo ano. O anúncio foi feito durante o 45.º Congresso no Funchal, que recebeu mais de 700 congressistas e que refletiu as “Opções Estratégicas” para o Turismo.

Mas esta não é uma estreia para a cidade do Centro de Portugal que, no passado, recebeu o Congresso da APAVT por duas ocasiões: 1986 e 2016. Passados apenas quatro anos, o Congresso volta a Aveiro. Pedro Costa Ferreira, presidente da associação, que já tinha demonstrado vontade em regressar à cidade do Centro, disse: “A APAVT faz 70 anos em 2020. Vamos celebrar esta data no Congresso de Aveiro. Foi com muito carinho que escolhemos Aveiro e o Centro de Portugal, por ser um destino onde sei que os agentes de viagens são reconhecidos, apoiados e sempre muito bem acolhidos em todas as suas iniciativas”.

O presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, mostrou-se satisfeito com a escolha da APAVT, visto que “a presença deste mesmo congresso, em 2016, foi muito importante: Aveiro vivia um momento dramático e o congresso representou uma nota de esperança para os investidores”, adiantando que “em 2019 já colhemos muitos frutos da vossa presença há quatro anos”. Além disso, “é no centro que está a virtude”.

Por sua vez, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, defendeu que “o maior desafio que temos é a consolidação deste crescimento [turístico]. Para ajudar à consolidação, faz todo o sentido que as organizações façam esta descentralização”. “A APAVT sabe do carinho que temos pelas agências de viagem, que são um pilar fundamental para a nossa coesão territorial. Seguramente, em Aveiro vai ser o maior e melhor congresso de sempre da APAVT”, acrescentou.

Rita Inácio *Imagem cedida pelo Turismo Centro de Portugal