Aveiro – Uma região inovadora marcada pelo Património e pela Gastronomia

A água que se engolfa pelas hidrovias principais aveirenses é o espelho da cidade. Flui o Canal dos Botirões, o Canal Central, o Canal do Côjo, o Canal das Pirâmides, o Canal de São Roque e o Canal do Paraíso.

Monumento aos Ovos Moles

Elemento primordial da personalidade do Município de Aveiro, os fluxos da Ria que se alinham em ramais estreitos, devem a sua formação à economia da exploração do sal e impõem-se com graça singular na urbanidade. Pontuam-na de paisagens líquidas, que refletem, tal qual aguarelas coloridas e suaves, as gentes, os edifícios e os barcos moliceiros, esses veículos marinhos de cores garridas que, outrora destinados à apanha do moliço, o sargaço, percorrem essas veias da anatomia urbana, dando-lhes vida e movimento.

Ao mesmo tempo, personalidade incontornável do ADN aveirense, a inovação é elemento essencial para caracterizar a Universidade de Aveiro, como uma das mais importantes do país, que ao longo do tempo criou uma massa crítica científica e empreendedora.

Esse recurso humano tem sido capaz de identificar as necessidades efetivas da cidade e do país – por um lado, criando negócios inovadores relacionados com a Ria, por outro, desenvolvendo projetos de investigação universitários de vanguarda, como o cultivo de microalgas para produzir biodiesel.

Museu de Aveiro Santa Joana

Aveiro é também o cenário privilegiado de construções exemplares da Belle Époque, já com roteiro identificado. É nesta linha de Ria que se vislumbra a riqueza dos edifícios de Arte Nova (início do século XX), como o próprio Museu de Arte Nova e a Casa de Chá, símbolos claros de como a cidade se mostrou recetiva à inovação e à modernidade.

Contemplar o rico património edificado aveirense é, sobretudo, viajar pela História da arte e da arquitetura do país, destaque para além do Museu de Aveiro | Santa Joana, o Museu Arte Nova, Museu da Cidade e o Ecomuseu Marinha da Troncalhada.

Na gastronomia, Aveiro é sinónimo de ovos-moles, mas também de bacalhau, berbigão, ameijoas e ostras, percebes, mexilhão, enguia, raia de pitau e escabeche, que por vezes se encontram em caldeiradas. Nesse mesmo cardápio, pode haver enguias fritas com molho de escabeche, arroz de tamboril, cataplanas de peixe e marisco.