Aviação: atrasos e cancelamentos diminuíram 18% no primeiro semestre

Nos primeiros seis meses do ano 2017, os atrasos e cancelamentos de voos em Portugal diminuíram 18% em relação a 2016. Pelo contrário, em julho os atrasos e cancelamentos de voos aumentou 14%.

Segundo dados da Gate28, entre janeiro e junho registou-se um total de 874 incidências indemnizáveis, menos 18% face a 2016, em que se registaram 1.064 incidências. Estes atrasos e cancelamentos afetaram um total de 131.100 passageiros em voos de ou para Portugal, que podem reclamar até 45 milhões de euros, face aos 159.600 afetados do ano passado, com uma indemnização total que ultrapassou os 55 milhões de euros.

Nos primeiros seis meses do ano, a percentagem de voos com direito a compensação foi de 54%. Durante este período, registou-se um total de 718 voos que acumulem um atraso de mais de três horas e 899 cancelamentos (com um total de 1.617 incidências).

Os atrasos e cancelamentos de voos aumentou em julho

Os passageiros que sofreram atrasos e cancelamentos de voos em Portugal em julho podem reclamar até 20 milhões de euros.

Segundo dados da Gate28, em julho registou-se um total de 393 incidências indemnizáveis, 14% mais do que em 2016, em que se registaram 344 incidências. Estes atrasos e cancelamentos afectaram em julho um total de 58.950 passageiros em voos de ou para Portugal.

De acordo com a legislação europeia, os voos com menos de 1.500 quilómetros de percurso que sejam cancelados ou que acumulem um atraso de mais de três horas podem equivaler a compensações até 250 euros por pessoa. Os voos com um trajeto entre 1.500 e 3.500 quilómetros permitem uma indemnização de até 400 euros, enquanto a indemnização para os voos que superem os 3.500 quilómetros de viagem pode ir até 600 euros.