Avião da British Airways com design retro do centenário da companhia está pronto a voar

Foram muitas as pessoas que se reuniram no aeroporto de Heathrow para assistir à “muito aguardada chegada do Boeing 747 da British Airways pintado com o icónico design do seu predecessor da British Overseas Airways Corporation (BOAC)”, refere a companhia em comunicado.

De acordo com a British Airways,  a aeronave entrou na oficina de pintura da International Aerospace Coatings (IAC), no aeroporto de Dublin, no dia 5 de fevereiro, onde lhe foi retirado o atual design da British Airways, Chatham Dockyard. O avião foi depois novamente pintado, incorporando já o design BOAC, o mesmo que integrou a frota da BOAC entre 1964 e 1974.

Alex Cruz, CEO e Chairman da British Airways, afirmou que “o enorme interesse que temos tido neste projeto demonstra a ligação que muitas pessoas têm para com a História da British Airways. Sentimo-nos, por isso, incrivelmente orgulhosos e é com muito agrado que, no ano do nosso centenário, celebramos o nosso passado enquanto também olhamos para o futuro. Aguardamos com entusiasmo muitos mais momentos como este, quando as nossas outras aeronaves com design histórico entrarem ao serviço”.

A partir da oficina de pintura do aeroporto de Dublin, o Boeing 747 BOAC voou diretamente para Heathrow numa aterragem especial, denominada BA100, alusiva ao centenário da companhia. O próximo voo será amanhã, em que o avião vai descolar para o aeroporto JFK, em Nova Iorque, operando enquanto voo BA117. Esta viagem tem um significado especial, já que foi esta a primeira rota que o B747 voou com cores BOAC.

De seguida, o avião vai continuar a voar em rotas 747 operadas pela British Airways, mostrando orgulhosamente o novo design como parte das comemorações do centenário da companhia aérea. O percurso da aeronave pode ser acompanhado usando o Flight Radar, que terá uma imagem especial deste design.

O design BOAC vai continuar a enfeitar o Boeing 747 até que este se retire em 2023, para permitir que o maior número possível de passageiros tenha a oportunidade de o ver. Nessa altura, a British Airways terá retirado a maioria dos 747 da sua frota, substituindo-os pelos novos aviões de longo curso de última geração. Tal inclui a integração, nos próximos quatro anos, de 18 aviões A350 e 12 Boeing 787 Dreamliners – que terão novas cabines e serão ainda ambientalmente mais eficientes –, bem como outras 26 aeronaves de curto-curso. Estas iniciativas fazem parte do investimento da British Airways de 6,5 mil milhões de libras para os clientes.