Avinor muda 46 aeroportos para Amadeus Cloud

O Grupo Avinor, que opera em 46 aeroportos na Noruega, com mais de 50 milhões de viajantes, assinou um acordo com a Amadeus para adoptar a cloud Airport Common Use Service (ACUS) platform. A solução vai oferecer um custo-benefício, personalizado e um processamento flexível de passageiros para os aeroportos de todo o grupo Avinor, inicialmente em oito aeroportos até um total de 46, refere a Amadeus, em comunicado.

A mudança para a cloud traz uma série de benefícios para os aeroportos independentemente do seu tamanho, além de trazer benefícios para as companhias aéreas e viajantes, adianta a mesma nota. A ACUS é uma solução da próxima geração, permite que os sistemas de processamento de passageiros possam ser acedidos em qualquer lugar sob demanda, tanto dentro como fora do terminal. ACUS pode ser utilizado a partir de um computador, laptop ou dispositivo móvel tornando-se especialmente útil para organizar passageiros durante as interrupções. Além disso, os aeroportos e as companhias aéreas vão ver reduzidos os custos de serviços e uma poupança significativa nas ligações Wide Area Network (WAN), uma rede de comunicação geograficamente dispersa. Esta tecnologia também reduz significativamente o tempo e os custos associados com a implementação de aplicações para toda a comunidade de transporte aéreo.

Como resultado da redução de infra-estrutura e hardware, a plataforma Amadeus amiga do ambiente tem como objectivo ajudar os aeroportos Avinor a reduzir as suas emissões totais de CO2 em 5.000 toneladas anuais. Este acordo é mais uma prova de uma mudança de toda a indústria baseada nos sistemas cloud, o que representa uma mudança fundamental na prestação airport IT.