Aviões Airbus A220-300 vão passar a representar 70% da frota da Air France

A Air France continua a integração de aviões de nova geração na sua frota, aparelhos com um maior desempenho económico e ambiental. Até 2030, as aeronaves vão representar 70% da frota da Air France – contra os atuais 7% -, através de um ambicioso plano de investimentos de mil milhões de euros por ano.

O décimo A220-300

A companhia acaba de atingir um marco simbólico com a chegada do seu 10º Airbus A220-300 para a frota de médio curso. Com a matrícula F-HZUJ, saiu das linhas de montagem da Airbus em Mirabel (Quebeque) e voou para Paris-Charles de Gaulle, de onde vai operar os voos de curto e médio curso da companhia. O primeiro voo comercial foi realizado esta terça-feira, 5 de julho, rumo a Veneza (voo AF1126).

Até ao final de 2025, cerca 60 A220-300 vão substituir gradualmente alguns dos aviões no médio curso da Air France. Com até 15 entregas esperadas por ano, esta é a integração mais rápida na história da companhia, pode ler-se num comunicado, divulgado pela Air France.

Avião mais económico e ambientalmente eficiente

O Airbus A220-300 oferece uma redução de 10% no custo dos assentos face ao Airbus A318 e A319 e destaca-se pelo seu desempenho energético: consome 20% menos combustível do que a aeronave que substitui e as suas emissões de CO2 também são reduzidas em 20%. A sua pegada de ruído também é 34% menor.

Segundo a companhia, estas características vão desempenhar um papel fundamental na redução da pegada ambiental da Air France e no alcance das suas metas de sustentabilidade.

Esta aeronave tem 148 assentos, numa configuração 3-2, permitindo que 80% dos clientes desfrutem de um assento à janela ou no corredor. O assento é o mais largo do mercado entre os aviões de corredor único. Reclinável e equipado com um apoio de cabeça ajustável, é revestido em couro e possui espuma ergonómica para maior conforto. Um largo tabuleiro monobloco, porta-copos, bolsa para livros e revistas, entradas USB A e C individuais e apoio para tablet ou smartphone integrado no encosto completam o pacote.

Rumo à Europa

Este verão, o Airbus A220-300 da Air France voa para Berlim, Hamburgo e Munique (Alemanha), Milão-Linate, Milão-Malpensa, Bolonha, Roma, Nápoles e Veneza (Itália), Barcelona, ​​​​Valência e Madrid (Espanha), Lisboa (Portugal), Copenhaga (Dinamarca), Atenas (Grécia), Helsínquia (Finlândia), Viena (Áustria), Varsóvia (Polónia) e Estocolmo (Suécia) à partida do hub da Air France em Paris-CDG.