Aviões TAP com novas cabinas desenvolvidas por empresas portuguesas

Aviões TAP com novas cabinas desenvolvidas por empresas portuguesas

O A319 da TAP, com o nome “Gago Coutinho”, fez no domingo o seu primeiro voo com destino ao Luxemburgo, com uma cabina totalmente nova que contou com a participação de várias empresas portuguesas. É o primeiro avião da companhia com interiores renovados a entrar ao serviço no âmbito do programa de atualização da frota TAP, que vai desenvolver-se nos próximos meses, com a intervenção de 48 aviões e um investimento de 70 milhões de euros.

O trabalho no avião foi realizado pelas equipas de Manutenção e Engenharia da Companhia, na sede em Lisboa, o que envolveu 48 técnicos que, em conjunto, totalizaram 1500 horas de trabalho sobre as 180 horas em que a aeronave esteve imobilizada.

A nova cabina é uma aposta na melhoria do conforto e do serviço prestado ao cliente. Com dois novos tipos de cadeiras os novos interiores estão aliados a uma imagem que apela à portugalidade, utilizando o vermelho e o verde, que são também as cores da companhia e da bandeira portuguesa. O ‘design’ é integralmente português, da responsabilidade da Almadesign, que criou um conceito cuja materialização se faz com curvas graciosas, naturais e movimentos fluidos.

Recorreu-se também, pela primeira vez, à produção nacional para os revestimentos das novas cadeiras, da responsabilidade da Karmann Ghia de Portugal. Os couros utilizados, provenientes da também portuguesa Couro Azul, foram produzidos de forma ecológica, isentos de crómio e de metais pesados.

Em linha com as novas tarifas recentemente lançadas pela TAP e a respetiva otimização da cabina, os Clientes que viajam em Executiva e na parte dianteira da classe económica terão agora mais espaço entre cadeiras – 33 polegadas, cerca de 83 centímetros – uma oferta superior ao normal na
maioria das companhias aéreas. Os passageiros que viajam em Executiva terão ainda acesso a tomadas, uma mesa de apoio e um ‘tablet holder’. Estas cadeiras dispõem também de encostos para cabeça, com quatro opções de posição.

A companhia oferece ainda a todos os que viajam em classe Económica uma opção igualmente moderna e ergonómica, com cadeiras pré-reclinadas.

A renovação de todos os interiores da frota é mais uma aposta da companhia que resulta dos contactos feitos junto dos seus clientes, com o objetivo de corresponder aos seus pedidos mais frequentes, assim como às suas reais expectativas.

Além da modernização e do aumento do conforto, a capacidade dos aviões aumenta também com estas alterações, passando a TAP a disponibilizar 12 lugares adicionais, no caso dos aviões A319. A opção por materiais mais leves e de vanguarda na indústria permitiram retirar 700 kg ao peso da
aeronave, o que se traduz no aumento da eficiência da frota.