Aviões temáticos já são uma tendência

No passado mês de abril, a imagem de um avião japonês com uma pintura invulgar foi amplamente divulgada nas redes sociais. É que, em vez de ter estampadas as cores e o nome da companhia aérea, como é habitual, levava uma pintura detalhada do robot R2-D2, da série Guerra das Estrelas. Segundo revelou posteriormente a companhia All Nippon Airways, momentos antes do embarque os passageiros olhavam entusiasmados e aproveitaram para tirar selfies com o avião de mais de 20 metros de comprimento. Afinal, não é todos os dias que se voa com o R2-D2.

 

Avião Temático 2_Crédito All Nippon AirwaysNo entanto, existem cada vez mais empresas aéreas a utilizar o exterior dos aviões para divulgar destinos turísticos, homenagear ícones culturais e até personagens infantis.

 

No Brasil, segundo o VisitBrasil, o sentimento nacionalista já foi tema de cinco produções artísticas. Uma delas foi a frente de um avião pintado com as cores do capacete de Ayrton Senna, em homenagem aos 20 anos da morte do piloto brasileiro, tricampeão mundial da Fórmula 1. Uma outra envolvia o avião que transportou a seleção brasileira de futebol e turistas durante a Copa do Mundo e estava pintada com as famosas cores da canarinha, o verde e o amarelo. Houve ainda outra que se destacou: um estampado com as ondas da famosa calçada da orla de Copacabana, em homenagem aos 450 anos do Rio de Janeiro.

 

Avião Temático 3_Crédito Gol Linhas Aéreas InteligentesSegundo o gerente de comunicação de uma companhia aérea brasileira, celebrar destinos como o Rio de Janeiro, por exemplo, foi uma forma de reconhecer a importância da cidade com o maior fluxo no turismo de lazer do Brasil. Para o diretor de marketing de uma outra empresa aérea brasileira, a estratégia das empresas é aproveitarem o espaço daquele meio de deslocação para reforçarem a sua imagem e se aproximarem dos utilizadores. “As pinturas com motivos nacionais possibilitam associações nos turistas. Para muitos, viajar num avião especial passa a ser uma experiência divertida”, afirmou. “Os passageiros passam a escolher a companhia por ações como essa”, assegurou.

 

A iniciativa de pintar aviões já não é recente. Em 1988, um avião norte-americano foi lançado com uma pintura em homenagem à Shamu, a orca que se tornou símbolo do parque aquático americano Sea World. Os personagens do filme de animação infantil Carros e o génio da lâmpada mágica do Aladino foram também alguns dos destaques de dois aviões norte-americanos.