Avis Portugal partilha dicas sobre os melhores destinos para o feriado de agosto

À medida que o feriado de 15 de agosto se aproxima, há cada vez mais pessoas a deixarem o confinamento e a preparem-se para voltarem à estrada em segurança. A Avis Portugal ajuda todos os clientes a planear uma viagem em segurança, destacando os melhores locais a visitar durante o feriado, que este ano calha a um sábado, assim como dicas para tornar o tempo de condução mais seguro, fácil e agradável.

Rotas alternativas:

Este ano, o aumento nas viagens domésticas é uma realidade e, para ajudar os condutores a decidir onde ir, a empresa de rent-a-car reuniu algumas ideias de destinos, bem como recomendações sobre como evitar as rotas de acesso mais congestionadas e populares, optando por um caminho alternativo.

  1. Arrábida – A quem procura um local perto de Lisboa para passar o fim de semana alargado, a Avis Portugal sugere que aproveite para conhecer um pouco mais a Serra da Arrábida. A sugestão recai sobre a Praia dos Coelhos e dos Galapinhos, no entanto, para quem levar a família, o melhor será optar pela praia do Portinho da Arrábida, que tem mais pessoas, mas dispõe dos serviços necessários. Aos aventureiros, a empresa sugere atividades como o Coasteering (onde reúne uma série de atividades como natação, escalada, rapel, caminhada e mergulhos nos maiores esconderijos da zona), ou recorrer aos serviços do Zé da Mota, que aluga scooters para quem quer conhecer a zona que agora é interdita a carros. A gastronomia não fica esquecida e os bons restaurantes como o Lobo do Mar ou o Rodinhas são os ideais para desfrutar de uma boa refeição depois de um dia de praia em família.

Para fugir ao trânsito, a Avis Portugal aconselha um caminho alternativo, como seguir em direção à A2 e depois continuar pela A12.

  1. Zambujeira do Mar – A Zambujeira do Mar é conhecida como o palco de um dos maiores festivais portugueses. Infelizmente, este ano, o festival foi cancelado. Mas, a Zambujeira do Mar tem muito mais para oferecer. A Avis Portugal recomenda as praias da costa alentejana, tais como a Praia da Amália ou a Praia dos Cavaleiros. A quem optar por praias mais acessíveis, sem caminhos complicados para um dia em família, a empresa de rent-a-car sugere a Praia dos Alteirinhos ou a da Zambujeira do Mar. Aos aventureiros, o percurso sugerido são as Hortas de S. Luís, um percurso de 3,5 km, que pode se feito em família. O aparthotel Craveiral Farmhouse, ou o  Zmar Eco Resort são os alojamentos recomendados pela empresa. No que diz respeito à gastronomia, a Avis Portugal recomenda o restaurante Miramar ou Rocamar, ou a Tasca do Bernardo.

A via mais rápida para o percurso até à Zambujeira do Mar (a sair de Lisboa) é seguir pela A2, seguir pela IC33 e depois pela A26 e pela M554 e termina com a N393. O valor das portagens é de aproximadamente 7 euros.

  1. Vila Nova de Milfontes – A Praia dos Aivados ou a Praia do Malhão, são praias com areal extenso onde é possível estar isolado das multidões. Tal como toda a Costa Vicentina, Vila Nova de Milfontes tem bons restaurantes onde pode se partilhada uma refeição à portuguesa: o Pátio alentejano, a Tasca do Celso ou o Amândio, são as sugestões da Avis Portugal. Para quem procura uma esplanada com uma boa vista, poderá optar pela Choupana que fica mesmo em cima da praia do Farol. Por fim, a sugestão recai para o Pego das Pias, que fica entre Odemira e São Luís.

Para chegar a Vila Nova de Milfontes, saindo de Lisboa, a opção passa por passar a Ponte Vasco da Gama e seguir em direção à A2, prosseguindo em direção à M1072. As portagens são de aproximadamente 8 euros neste percurso, sendo o mais rápido. Como rotas alternativas, a Avis Portugal sugere a A2, mais curta, mas mais movimentada, ou então pela N5 seguida da IC33.

  1. Ericeira- Perto de Lisboa, a Ericeira é um ótimo destino para um fim-de-semana prolongado em família ou com amigos. Com boas praias para desfrutar do bom tempo e com ondas, este destino é o ideal para fazer uma surftrip ou aproveitar o tempo em família. Para quem procura um bom local para surfar, a empresa sugere a Praia Ribeira de Ilhas, Praia de São Sebastião ou a Praia da Empa. Quem procura apenas ir a banhos, a sugestão recai sobre a Praia do Sul (ou da Baleia). A Ericeira tem muito para oferecer e nem tudo é surf e praia, pode visitar o parque Santa Marta ou o célebre Palácio Nacional de Mafra, nos arredores da Ericeira.

Na saída de Lisboa, a opção é a via A8 e mais tarde A21, com o preço de portagens estimado em 3 euros. Como alternativa, a Avis Portugal destaca a IC19 e termina na N247.

  1. Melides- Nos últimos anos, Melides tem sido um dos destinos mais procurados pelas famílias. A Praia da Aberta Nova, da Vigia e de Melides são praias com extensos areais e por isso ideais para quem quer fazer praia de forma segura em tempos de pandemia. Melides é um excelente destino de férias para quem gosta de praia e das noites estreladas de Verão, mas esta freguesia é muito mais do que um simples destino de praia. Segundo a Avis Portugal, poderá praticar diversas atividades, desde caminhadas na Herdade da Aberta Nova, como descobrir as mais variadas espécies de aves no Observatório de Aves, ou até mesmo desafiar a família para um passeio a cavalo.

Para chegar a Melides a opção passa pela via da A2 e terminar na IC33. Como alternativa, destaque para a N5, que é um percurso mais curto, mas mais demorado. A portagem no primeiro percurso é de aproximadamente 8 euros.

Dicas de condução para uma viagem segura no próximo feriado:

Embora uma viagem longa seja na maioria das vezes entusiasmante, a Avis Portugal destaca as melhores dicas para o fim-de-semana ser aproveitado ao máximo:

  1. Verificar a rota: Antes da partida, certificar que o caminho escolhido não tem grandes obras rodoviárias, ou recentes perturbações, que possam causar atrasos. Existem muitos websites ou apps que fornecem esta informação, tais como, o Google Maps e o Waze.
  2. Conceder tempo: Recomenda-se que se saia com tempo e que se tenha em conta engarrafamentos e atrasos.
  3. Combustível e carga elétrica: Certificar que há combustível suficiente no depósito ou bateria completamente carregada para chegar ao destino. Assim, podem ser evitadas paragens desnecessárias.
  4. Mitigar o aborrecimento: Planear algumas atividades no carro, seja uma lista de reprodução do Spotify, seja um audiobook ou alguns jogos ou charadas para jogar, onde todos podem participar.
  5. Levar o essencial: Levar o desinfetante de mãos, máscaras faciais, luvas descartáveis e água. Doces e guloseimas também são uma boa dica para quem percorre um longo caminho de carro.
  6. Descansar o suficiente: Algumas viagens mais longas podem envolver muitas horas de condução e concentração. Aconselha-se óculos de sol e água e pausas de 15 minutos, a cada duas horas de viagem.
  7. Partilha de responsabilidade: Certificar que existe mais do que um motorista no contrato de aluguer.
  8. Seleção do carro: Escolher o carro que melhor se adequa à viagem.
  9. Kit de Avaria: Certificar que se tem à mão os números de assistência de avaria e um kit essencial que contenha itens como o triângulo de aviso, o colete e um estojo de primeiros socorros.
  10. Apps: Há muitas Apps úteis para quem vai viajar, tais como o Waze, que mantém atualizado sobre o trânsito e a melhor rota disponível; apps meteorológicas para que se esteja preparado para qualquer situação. A App da Avis permite escolher o veículo e quaisquer complementos adicionais que possam ser necessitados.

Para garantir mais tranquilidade e para que os clientes possam conduzir com mais confiança, durante este verão, a Avis Portugal lançou o novo “Compromisso de Segurança da Avis” para manter os clientes e colaboradores em segurança. Adicionalmente, estabeleceu uma parceria com a RB, a fabricante de Lysol® e de Dettol® para melhorar todos os protocolos de limpeza de veículos e garantir que as medidas de distanciamento social são respeitadas nas estações de aluguer. Os clientes podem reservar com confiança este verão, uma vez que a Avis Portugal renuncia a todas as taxas de cancelamento das reservas efetuadas na Avis na Europa, antes de 01 de setembro de 2020.