O Axis Porto Club Hotel abriu no início do mês de fevereiro no coração da cidade do Porto, no espaço que outrora foi a sede do Futebol Clube do Porto, e perfaz assim a sétima unidade do grupo Axis e a segunda na Invicta.
À conversa com a Ambitur.pt, Filipe Silva, administrador do grupo Axis Hotéis & Golfe, revelou que foi no verão de 2021 que surgiu a oportunidade de concluir a “obra, que já estava iniciada, de requalificação da antiga sede FC Porto”, sendo que “já há algum tempo que gostávamos de ter uma unidade hoteleiro no Porto que fosse mais central, uma vez que já temos o Axis Porto”, explicou.
Esta oportunidade de expansão significa para o grupo mais 53 quartos em catálogo, dos quais 14 são suites, naquele que é um hotel “extremamente central, com muito conforto para estadias mais curtas e perfeito para city breaks”, além de ser “mais virado para um segmento mais alto”.
Esta descrição dada por Filipe Silva permite entender o que difere a nova unidade do Axis Porto Business & SPA Hotel que, “tal como o nome indica, está mais vocacionado para o mundo das empresas e tem outro tipo de ofertas e equipamentos, como a piscina interior e o SPA”.
Ademais, o mais recente Axis Porto Club Hotel é de quatro estrelas e conta ainda com 80 lugares no restaurante UNAMI, um bar e uma esplanada que em breve será implementada.
A requalificação da antiga sede do FC Porto ficou a cargo do arquiteto Artur Alves, “com o objetivo de retratar e homenagear a história da relação entre o Clube e a cidade do Porto. Assim, as obras de Ester Monteiro, Escultora e Artista Portuense, que se encontram expostas nos corredores do hotel são o resultado da articulação desta relação e história”, explicou o responsável, acrescentando que “na escadaria que percorre todo o edifício, podemos encontrar referências a essa relação, como é o caso do excerto do poema “Aleluia” do portuense Pedro Homem de Melo, criado no final da década de 60. A última quadra do poema divide-se entre o primeiro e o último andar”.
Axis continua a ser sinónimo de expansão
Questionado por novos investimentos, Filipe Silva confirmou que ainda este ano será aberto um novo hotel em Viana do Castelo, sendo que na zona já existe o Axis Viana Business & Spa Hotel.
Em relação a levar os projetos do grupo além do norte do país, o administrador reiterou que “sentimos desejo, mas não obrigação”, deixando em cima da mesa que “caso surjam oportunidades que façam sentido para o nosso plano de negócios e que sejam sustentáveis, onde se justifique a presença da marca, quer por exploração própria, quer por exploração do edifício de outros promotores hoteleiros, serão avaliadas, claro”.
Com o lema “Família Axis a servir Famílias do Mundo”, o foco está “numa experiência personalizada e familiar”, evidenciou Filipe Silva, acrescentando que “com um serviço à medida de cada cliente e parceiro, o principal objetivo é proporcionar um serviço de elevada qualidade, de forma competitiva e diferenciadora”.
Balanços e expectativas
Em relação a 2022, o administrador do grupo confirmou que “foi um bom ano com volumes de faturação idênticos a 2019” e com uma subida ligeira dos preços médios. A nível de ocupação, admitiu que ficou “um pouco aquém das expectativas”, mas há uma crença que em 2023 “tanto o volume de faturação como as taxas de ocupação irão ser superadas, prevendo que estejam nos 70% no mercado” em que operam.
Sobre Filipe Silva
Saiba que Filipe Silva é licenciado em Gestão de Empresas e com um MBA em Hotelaria e Turismo, e que atualmente faz parte do Conselho de Administração do Axis Hotéis & Golfe.
Começou a trabalhar há 22 anos no grupo, tendo passado por diversas áreas, desde a receção à gestão do restaurante do Golfe de Ponte de Lima. Esteve ainda ligado ao departamento de marketing dos hotéis do grupo desde a criação da marca Axis Hotéis & Golfe, em 2007, tendo permanecido até 2015.
Voltou a assumir no ano passado o departamento de marketing do grupo, conciliando com as funções que já exercia.
Por redação Ambitur