Balanço positivo na edição FIA 2018

A FIA Lisboa 2018 – Feira Internacional do Artesanato -mantém o estatuto de maior feira de multiculturalidade que ocorre na Península Ibérica e a segunda maior na Europa. Na 31ª edição, que decorreu entre 23 de junho e 1 de julho, foram mais de 70 mil as pessoas que visitaram a exposição do Pavilhão 2, ‘A Herança Cultural no Design Contemporâneo’ – de Joana Vasconcelos, Filipe Faísca e Nuno Gama e mais de 50 mil as que experienciaram a cultura bérbere no pavilhão de Marrocos.

Para Dália Palma, Gestora da FIA, ‘São números que nos impressionam sempre, este ano com o acréscimo de termos tido uma semana com muitos eventos, por exemplo o Rock in Rio e o Mundial de Futebol, e mesmo assim percebemos que a FIA Lisboa continua a ser um evento estimulante, quer para o público quer para os artesãos que participam, o que nos deixa muito satisfeitos e empenhados já na próxima edição’.

Tal é confirmado pelo inquérito realizado a uma amostra bastante significativa dos visitantes da FIA Lisboa 2018. Dos inquiridos, mais de 50% assumem-se como visitantes “fieis” e há um crescimento significativo de novos visitantes, cerca de 15%, que visitaram pela primeira vez a feira este ano. A Feira Internacional do Artesanato continua a posicionar-se como um programa familiar ou de amigos, como o comprovam os números: 75% dos visitantes da FIA fazem-no em família ou com um grupo de amigos.

Cerca de 86% dos inquiridos considera que a visita à FIA Lisboa 2018 é uma experiência excelente, destacando os espaços de artesanato nacional e internacional, e 98% recomenda a feira a família e amigos que ainda não a tenham visitado. Números que confirmam o prestígio da FIA enquanto o maior encontro de culturas da Península Ibérica.

Com organização da Fundação AIP, em parceira com o IEFP – Instituto do Emprego e Formação Profissional, a FIA Lisboa 2018 contou com mais de 40 países, 600 expositores – dos quais 220 são estrangeiros, representantes dos cinco continentes – entre eles empresas, artesãos nacionais e internacionais, entidades ligadas ao desenvolvimento rural, regional e agentes na área da gastronomia artesanal, tradicional e restauração. Durante nove dias os visitantes tiveram oportunidade de vivenciar a cultura, a arte e a gastronomia num único espaço. Para além dos expositores, a FIA Lisboa 2018 contou também com mais de 200 atividades paralelas que se realizam durante todo o evento, organizadas pelos países e entidades presentes.

Os Prémios do Artesanato FIA Lisboa 2018
A dinamização e promoção do artesanato nacional como identidade cultural das diferentes regiões, a distinção de artesãos portugueses, o impulsionamento do emprego e o desenvolvimento regional são os objetivos essenciais dos Prémios do Artesanato FIA Lisboa. No decorrer da exposição, um júri multidisciplinar seleciona a “Melhor Peça de Artesanato Tradicional”, que nesta edição foi atribuído à obra “O Santo António” da artesã Laurinda Pias, e o prémio de “Melhor Peça de Artesanato Contemporâneo” que este ano foi atribuído ao escultor João Marante Oliveira, com a peça “Crocodilo”.