Barcelos: Destino de Turismo Cultural Sustentável e Polo de Turismo Criativo de referência

Barcelos: Destino de Turismo Cultural Sustentável e Polo de Turismo Criativo de referência

Barcelos é a terra-mãe do símbolo de Portugal no mundo – o Galo de Barcelos. Uma cidade feliz, criativa, segura e de clima temperado, localizada no Norte litoral de Portugal, entre as cidades de Braga e do Porto. Lembra um jardim entre o mar e a serra. É banhada pelo rio Cávado e atravessada pelo Caminho Português de Santiago.

Visitar Barcelos é sentir a hospitalidade singular das suas gentes, percorrer experiências num território vivo e dinâmico, descansar em alojamentos de excelência, degustar a gastronomia e os vinhos verdes, é usufruir de um turismo de experiências e de qualidade personalizados.

Barcelos diferencia-se muito especialmente no artesanato, na feira, na gastronomia, no turismo de experiências e no turismo criativo. Cidade Criativa da UNESCO, na categoria do Artesanato e Arte Popular, desde 2017, é um território em que a criatividade é um argumento de desenvolvimento sustentável, facto que em 2019 lhe valeu o Prémio Europeu de Destino de Turismo Cultural Sustentável, promovido pela ECTN – European Cultural Tourism Network . É também distinguida como Creative Friendly Destination, no âmbito da Creative Tourism Network. Um território de emoções criativas da natureza à arte popular. Uma terra viva e intensa.

É neste quadro que convidamos a conhecer Barcelos, uma cidade-monumento com mais de 850 anos de história documentada, onde se escreveram páginas da História de Portugal, a descobrir uma das lendas mais conhecidas dos Caminhos de Santiago na Europa, e a envolver-se em experiências que ficam para a vida!

Os 7 Prazeres da Gastronomia são motivo forte para justificar a viagem até Barcelos, mas aqui a experiência completa-se, naturalmente, com o extenso património histórico e cultural, com o turismo de natureza, o ecoturismo, e o envolvimento com as tradições, o folclore e as festas, as feiras e romarias deste território.

Senhor da Cruz

Uma experiência com tradição, história, saberes e sabores que as nossas gentes partilham com aqueles que se sentam à mesma mesa! Um encontro de estórias da nossa história.

No artesanato e na arte popular, os atrativos espalham-se por todo o concelho com as rotas de artesanato a abrir as portas da comunidade criativa nos domínios da Olaria, do Figurado, do Bordado de Crivo, da Cestaria, do Ferro, da Madeira, do Artesanato Contemporâneo, num convite para experienciar a tradição.

É daqui que sai, das mais experientes mãos dos artesãos, um mundo criativo habitado não só pelo Galo de Barcelos, mas pelas mais enigmáticas figuras como: mochos, diabos, santos, gigantonas, o mundo maravilhoso. O artesanato de Barcelos é um polo criativo de excelência. É desta terra que pode levar o Galo e as demais peças do artesanato autêntico e certificado.

Muito mais que um destino! Um mundo de criatividade a descobrir!

Para mais informações contacte o 253 811 882 ou através do e-mail turismo@cm-barcelos.pt.

Este artigo foi publicado na edição 333 da Ambitur.