Bensaude Turismo: “Acreditamos que a expansão poderá passar também pelo mercado nacional”

A Bensaude Turismo esteve presente em mais uma edição da BTL e Jorge Aguiar, administrador executivo do grupo açoriano, esteve à conversa com jornalistas, afirmando que, depois de dois anos difíceis, tem finalmente todo o parque hoteleiro em operação – sete unidades nos Açores e uma em Lisboa. Há uns dias foi a vez do último, o São Miguel Park Hotel, em Ponta Delgada. E ao longo deste tempo, algumas remodelações foram feitas e novidades surgiram.

[blockquote style=”1″]No centro do Parque Terra Nostra, nas Furnas (São Miguel), a Bensaude Hotels Collection contará com uma nova unidade com a marca Botania Hall (…) que pretende posicionar o grupo hoteleiro num “produto premium e mais sofisticado, para clientes com maior poder de compra, para subirmos na escala de valor”[/blockquote]

No centro do Parque Terra Nostra, nas Furnas (São Miguel), a Bensaude Hotels Collection contará com uma nova unidade com a marca Botania Hall, que poderá ser utilizada como villa e vendida como produto único, ou vendida por suites, incluindo ainda uma sala para eventos. São duas suites, para quatro a oito pessoas, instaladas num palacete que pretende posicionar o grupo hoteleiro num “produto premium e mais sofisticado, para clientes com maior poder de compra, para subirmos na escala de valor”, explicou o responsável, relembrando que este é precisamente um dos desafios dos Açores, que necessita de ser comercializado numa lógica de captação de valor.

Ainda no Parque Terra Nostra, e nesta lógica ligada ao mercado de luxo, Jorge Aguiar destacou a parceria com a Ignae, uma marca de dermocosmética que recolhe muitas das suas matérias-primas diretamente do parque, nomeadamente, das suas águas termais ou do extrato de camélias, entre outros. “A nossa parceria está a ser reforçada e estamos a incorporar isso no nosso próprio Wellness Center, no Parque Terra Nostra, e criámos experiências à volta disso”, explica.

[blockquote style=”1″]Outra novidade foi a renovação do Hotel Açores Lisboa, cuja primeira fase já está concluída e abrange a remodelação do piso 0 e do restaurante, sendo que haverá ainda uma ampliação com estufa e esplanada.[/blockquote]

Outra novidade foi a renovação do Hotel Açores Lisboa, cuja primeira fase já está concluída e abrange a remodelação do piso 0 e do restaurante, sendo que haverá ainda uma ampliação com estufa e esplanada. “O objetivo neste hotel é criar uma zona de restauração sob esta marca que represente bem os produtos dos Açores”, explica, acrescentando que a grande abertura acontecerá em abril/maio.

[blockquote style=”1″]Jorge Aguiar frisa que “estamos numa fase de preparar projetos novos mas que ainda estão em análise”.[/blockquote]

Jorge Aguiar frisa que “estamos numa fase de preparar projetos novos mas que ainda estão em análise”. Estando atualmente com hotéis nos Açores e em Lisboa, a Bensaude Hotels Collection acredita que ainda tem possibilidades expandir um outro nicho de mercado nos quais ainda não está presente a nível do arquipélago açoriano. “Mas acreditamos que a expansão poderá passar também pelo mercado nacional mas ainda é prematura”, adianta o responsável.

[blockquote style=”1″]”Houve uma enorme perda de vendas, que foram praticamente inexistentes, e resultados muito negativos em 2020″.[/blockquote]

Recordando os dois anos de pandemia, o administrador executivo da Bensaude Turismo admite que foram “muito duros” pois levaram à “disrupção total”, com o encerramento de sete hotéis – só o Hotel Marina Atlântico nunca fechou portas. “Houve uma enorme perda de vendas, que foram praticamente inexistentes, e resultados muito negativos em 2020″, confidencia.

[blockquote style=”1”]Já em 2021, no segundo semestre verificou-se uma “recuperação enorme nos Açores”, mas Lisboa está “com um ritmo mais lento”.[/blockquote]

Já em 2021, no segundo semestre verificou-se uma “recuperação enorme nos Açores”, mas Lisboa está “com um ritmo mais lento” pois precisa de grandes eventos que funcionem como âncora, aponta Jorge Aguiar. Mas a verdade é que nos Açores houve um “boom brutal da procura e, em seis meses, tivemos uma recuperação claramente acima de 2020, com resultados operacionais que já se aproximam de 2019”.

[blockquote style=”1″]No que diz respeito a este ano, a nível de reservas a época alta está positiva nos Açores, com alguns hotéis já a 100% a partir de junho, e a recuperar mais lentamente em Lisboa.[/blockquote]

No que diz respeito a este ano, a nível de reservas a época alta está positiva nos Açores, com alguns hotéis já a 100% a partir de junho, e a recuperar mais lentamente em Lisboa.

O mercado nacional é tradicionalmente o mais forte nos Açores, à volta de 50% e esta percentagem subiu em 2021, de acordo com o que a Bensaude Turismo já previa. Já o mercado alemão abrandou muito, sendo anteriormente o segundo principal emissor, assim como o norte-americano, que beneficiava antes de uma operação com a Delta Air Lines. Já o mercado italiano foi o que menos caiu face a 2019. Em Lisboa, este ano, o mercado espanhol já está a dar sinais de recuperação, bem como o nacional a nível do corporate e de alguns eventos. Nos Açores, as reservas para o verão já mostram o mercado alemão a recuperar e a operação em maio com a United para os EUA trará melhores notícias para o mercado norte-americano, havendo ainda mais ligações por parte da SATA. “Temos 25% da capacidade de aviação, de transporte aéreo, em 2022 acima de 2019 a partir de maio”, adianta. Quanto à Semana Santa, há “grandes expectativas”, reconhece Jorge Aguiar, até porque “não estamos a sentir cancelamentos em massa como sentimos em 2021”.