BessaHotel Liberdade premiado nos Muse Design Awards 2019

A arquitetura da empresa portuguesa Ventura + Partners foi distinguida com o prémio prata em Hotelaria na edição de 2019 dos Muse Design Awards. A unidade galardoada foi o BesaHotel Liberdade, em Lisboa. Segundo o comunicado enviado pela empresa, este é o primeiro prémio que a empresa global liderada pelo arquiteto Manuel Ventura conquista no segmento hoteleiro, que se junta às distinções internacionais na área da arquitetura hospitalar (Hospital CUF, no Porto), corporativa (Edifício Primavera, em Braga) e residencial (Casa S. Félix da Marinha, em Vila Nova de Gaia).

O BessaHotel Liberdade nasceu de um conjunto de edifícios que foram alvo de um incêndio, em 2006, que destruiu quase a totalidade das construções. A fachada neoclássica orientada para a Avenida da Liberdade foi preservada, sendo toda a restante construção nova. Um dos destaques do Hotel é um jardim vertical, que suaviza o impacto da construção, contribui para a sustentabilidade do edifício e atribui-lhe vida e cor.

A salientar que, este ano, os Muse Design Awards receberam mais de duas mil candidaturas de 42 países, avaliadas por um júri constituído por mais de 40 especialistas de 22 nacionalidades. A Ventura + Partners venceu, ainda, o prémio platina na categoria de Reabilitação, com o projeto de uma casa na Foz do Douro, no Porto.