Bestgift: Uma referência em têxteis para Casa, Hotelaria e Restauração

Começou por ser conhecida por Maria Teixeira & Andrade, Lda, quando em 2013 Diana e e José Andrade – ela com experiência na área de produção e comércio de têxteis, e ele com experiência em gestão e liderança de equipas –

José e Diana Andrade

decidiram criar uma empresa de produção e comercialização de têxteis para casa, hotelaria e restauração. Desde sempre norteados pela ambição de quererem chegar mais longe, basearam a imagem da empresa numa maçã que, depois da maçã de Adão e da Apple, surge “como a terceira maçã que vai mudar o mundo”, garante José. Os dois sócios apostaram na produção orientada para o cliente, em detrimento da produção em massa, com forte incisão na área da personalização, uma área que deu um novo impulso ao comércio tradicional dos têxteis-lar. Deste modo, Diana e José, unidos pela vontade de inovar, e reconhecendo a importância crescente da interação com o consumidor, apostaram no e-commerce e abriram caminho aquele que é hoje o elemento diferenciador da empresa – a customização – um conceito totalmente novo no comércio online dos têxteis-lar em Portugal, referem.

Passaram então a atuar sob a designação comercial Bestgift, criando em 2013 a marca BgEurope, mas só no segundo semestre de 2014 iniciariam esta atividade. E foi nesse ano que abriu o primeiro Showroom da marca, na cidade do Porto, “um espaço físico que se revelou crucial para fomentar a credibilidade da empresa e viabilizar um contacto mais próximo com os clientes”, sublinham os sócios.

Em finais de 2014, a Bestgift já comercializava ativamente para particulares e entidades empresariais, não só através da sua loja online (www.bestgift.com.pt) como de várias plataformas internacionais de venda (19 lojas virtuais espalhadas pela Europa, EUA, Canadá, México e Japão), o que veio impulsionar o volume de vendas da empresa. Além da loja online, que permite a compra e a simulação da personalização pretendida, a empresa conta ainda com uma equipa de consultores comerciais dedicados ao segmento B2B que acompanha cada projeto.

Em 2016, a faturação atingiu os 550 mil euros, um crescimento de 180% face ao ano anterior; o ano passado a empresa continuou a crescer atingindo uma faturação de um milhão de euros, mais 80% do que em 2016. E, sempre movidos pela ambição sustentada, abriram um novo Showroom, em Lisboa, em março de 2017, o que veio permitir a consolidação e o crescimento de novos clientes do centro e sul do país, em particular de clientes de países de língua portuguesa, como Angola, São Tomé e Guiné. Este ano, foi a vez de um novo Showroom no Porto, com 1.300 m2, com o objetivo de criar maiores e melhores condições de exposição e venda para clientes nacionais e internacionais.

“A nossa expectativa é que 2018 será um ano com um bom crescimento”, garantem, estimando uma faturação na ordem dos 1,45 milhões de euros, um aumento de 45% face ao ano passado. E para os próximos anos, mais dinâmica de expansão é a promessa destes dois empreendedores, que pretendem tornar-se referência em têxteis para casa, hotelaria e restauração.