Beta-i e Turismo de Portugal desenvolvem “mapa de desafios prioritários” para o setor

Numa altura de incerteza e crise económica, as questões colocam-se: “Qual o futuro do turismo em Portugal? Há espaço para a inovação e transformação digital neste segmento crucial?” Estas são as questões às quais a consultora de inovação colaborativa Beta-i e o Turismo de Portugal pretendem responder, através de um estudo que identifica os desafios concretos e prioritários para o turismo e do lançamento de programas de inovação que juntam startups e empresas turísticas para criarem soluções que venham capacitar o setor com novas competências tecnológicas e apoiar a sua retoma.

De acordo com o estudo realizado no âmbito do programa “Tourism Now!” pelo NEST – Centro de Inovação do Turismo de Portugal e pela consultora portuguesa, apesar da digitalização já ser uma realidade presente no turismo, players do mercado consideram que, face aos desafios da pandemia, “as equipas não estão suficientemente capacitadas para criar e gerir novas soluções no digital”. O questionário realizado a operadores das várias áreas do turismo, incluindo hospitalidade, animação turística, transportes e agências, conclui que “é urgente investir, não só na segurança sanitária, como no upskilling do setor e em formar os colaboradores com competências em ferramentas mais modernas e em novas tecnologias”.

Num comunicado divulgado à imprensa, Roberto Antunes, diretor executivo do NEST – Centro de Inovação do Turismo de Portugal, referiu que “além de sermos um país orientado para o turismo, Portugal é também um país resiliente, inovador e sagaz na hora de criar oportunidades para se manter competitivo. Foi com base neste pressuposto que temos trabalhado com a Beta-i para identificar as urgências do setor, promover o empreendedorismo e a inovação, trocar conhecimento e ainda criar pontes entre empresas, PMEs e startups. Esta primeira análise mostra-nos que há uma preocupação clara do setor em implementar mudanças e fazer investimentos num momento em que a procura recuou de forma abrupta. Por isso o nosso foco consiste em preparar o futuro e criar soluções que garantam a recuperação do turismo em Portugal.”

Com base no estudo e de forma a estimular o empreendedorismo e a inovação, as duas entidades desenvolveram ainda um “mapa de desafios concretos e prioritários” com o intuito de desafiar startups a criarem “soluções em colaboração com as empresas do setor”. Em fase de mitigação de crise, a lista inclui necessidades sobre como dotar o setor de uma interação “low touch” em todos os pontos da jornada do turista”; como criar uma certificação online de procedimentos de higienização com certificado reconhecido e estandardizado, e como criar soluções móveis de presença de risco por geolocalização sem centralização de dados.

Já em fase de retoma, colocam-se os desafios de como passar todos os processos de atendimento pessoal para um atendimento mediado por tecnologia; como garantir informação em tempo real sobre a densidade de pessoas nos produtos turísticos; como criar jornadas detalhadas do turista com explicitação dos momentos com e sem contacto humano; como manter a humanização numa experiência cada vez mais mediada por tecnologia; e como otimizar fluxos de turistas de forma a aumentar a rentabilidade dos espaços. Neste momento, propostas de solução provenientes de startups early stage estão a ser recebidas pelo NEST numa parceria com a Startup Lisboa.

De acordo com Manuel Tânger, co-founder e head of innovation da Beta-i, “apesar de já termos vindo a trabalhar com o Turismo de Portugal em diferentes frentes estratégicas de inovação, seja através do programa The Journey ou do Lisbon Tourism Summit, face ao contexto atual os desafios mudaram radicalmente, levando à necessidade de criar novas parcerias e iniciativas que ajudem a reinventar o setor. A partir desta primeira análise, percebemos que o posicionamento de Portugal pode vir a ser reforçado, se a indústria do turismo reagir rapidamente às transformações exigidas pelo novo normal e colaborar com inovadores e empreendedores na criação de novas soluções. Como tal, através de programas de inovação, queremos mobilizar startups a colaborarem com os vários players e auxiliar a retoma urgente do setor”.

Através de várias iniciativas, a parceria Beta-i e Turismo de Portugal já apoiou a criação de mais quase 20 pilotos para o setor nos últimos anos. Face ao contexto atual, além do desenvolvimento do estudo, as duas entidades estão ainda a colaborar juntas no programa de inovação aberta SOL Tomorrow, que colocará startups e empresas a criarem resultados rápidos que venham resolver desafios sociais e económicos específicos da cidade de Lisboa, provocados pela pandemia Covid-19.