Boat Hop On Hop Off: À descoberta de Lisboa a partir do Tejo

Boat Hop On Hop Off: À descoberta de Lisboa a partir do Tejo

Percorrer Lisboa a partir do rio Tejo é o grande mote da nova atração da capital portuguesa, através do conceito Bus & Boat Hop On Hop Off. Estes novos cruzeiros turísticos, a funcionar desde 20 de junho, associados aos percursos dos autocarros Lisbon Sightseeing, oferecem assim, um percurso que passa por alguns dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. 

Este novo serviço do grupo Barraqueiro, projeto da Lisboat e da Cityrama Gray Line Portugal, sob a epígrafe “a new way to love Lisbon”, conta até ao momento com duas embarcações – Marujo e Luar – ambos com capacidade para 44 passageiros e uma viagem completa com a duração de duas horas e três paragens garantidas no Cais do Sodré, Alcântara e Belém.

No baptismo da primeira viagem oficial, que decorreu este mês de julho, na Doca de Santo Amaro, em Alcântara, estiveram presentes as diversas entidades envolvidas e a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino. O projeto, cujo investimento ascende aos três milhões de euros, irá criar cerca de 50 postos de trabalho e espera transportar 200 mil passageiros/ano, com uma faturação anual de três milhões de euros.

Ricardo Moita, gerente executivo da Lisboat, começou por explicar o conceito de HoponHopoff, “onde as pessoas compram bilhete e podem entrar e sair, desfrutando da cidade e do rio de uma forma diferente”. “Todos nós falamos da luz de Lisboa e de como é bonita, mas também sabemos que a cidade vista do rio tem um aspeto diferente e um sabor especial”, considera. 

Por seu lado, Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, sublinhou o “sucesso do turismo em Lisboa”, onde tem sido feito um investimento numa oferta mais completa, que promove a “diferenciação de Lisboa enquanto cidade ribeirinha”. A governante encarou também a possibilidade deste tipo de investimento se poder estender à margem do sul, levando os turistas a visitar outras zonas próximas da capital.

Em declarações à Ambitur, Pedro Neto, diretor geral da Cityrama Gray Line Portugal, frisou que um dos objetivos passa pela ampliação na frota de barcos, pelo menos até contarem com oito embarcações. “O objetivo deste lançamento foi criar uma 5ª linha de Hop on Hop off, que vai assim complementar a nossa oferta em Terra, procurando oferecer um pacote de viagens mais completo, mais fácil e mais divertido para os visitantes”, esclareceu.

O que deve saber antes de embarcar:
– 44 lugares disponíveis;
– Paragens em Belém, Alcântara e Cais do Sodré;
– Ligação com as 4 linhas de Bus Hop on Hop off.

Horários: todos os dias, de uma em uma hora, a partir das 10 horas

Preços: o preço para adultos pode variar entre os 20€ e os 38€, consoante o pacote escolhido de linhas. As crianças até aos 10 anos têm desconto de 50%. Gratuito para crianças até aos cinco anos.

Ricardo Ramos Gonçalves