Bolsa de Empregabilidade do Centro reuniu um milhar de pessoas em Coimbra

A Bolsa de Empregabilidade do Centro decorreu esta terça feira, 9 de maio, em Coimbra, e contou com a presença de cerca de mil candidatos e 50 empresas que pretendem contratar na área do turismo.

A sessão de abertura do evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, com Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, com Domingos Lopes, presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional, e com Ana Paula Pais, diretora da formação do Turismo de Portugal. Também esteve presente o responsável pela organização do evento, António Marto do Fórum Turismo.

Saiba que Pedro Machado relembrou, na Feira de Emprego, que no primeiro trimestre do ano o Centro do país cresceu 27% na procura de turistas nacionais e 52% na procura de visitantes internacionais, face a 2022: “somos uma indústria que quer fazer as pessoas felizes e para que isso aconteça temos de aumentar o grau de satisfação da experiência turística de quem recebemos”.

Por sua vez, António Marto afirmou que neste evento “há candidatos que entram com um sonho pela porta e saem com um contrato pré-assinado nas mãos”, além de que nesta edição apresentaram-se várias nacionalidades.

Já Ana Paula Pais fez questão de reconfirmar que “as empresas têm de se adequar às expectativas de quem procura trabalha. Hoje, quem procura trabalhar no turismo espera encontrar funções com mais sentido, em que haja mais sentido de realização pessoal, com mais progressão e mais adaptada às suas necessidades”.

No decorrer da iniciativa, teve ainda lugar a Conferência “Mudar para Melhor”, que discutiu o empreendedorismo no setor e de que forma o mesmo pode valorizar a mão de obra internacional que chega cada vez mais a Portugal.