Bolsa de Viagens powered by BTL realiza-se em junho, mas BTL só regressa em março de 2022

A Fundação AIP informou hoje, em comunicado de imprensa, o adiamento da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa este ano, prevista para 12 a 16 de maio. Segundo a entidade organizadora, “o estado da situação pandémica do Covid-19 a nível mundial” ainda determina “fortes restrições na capacidade de mobilidade internacional, o que condicionaria fortemente a presença dos visitantes profissionais e expositores internacionais, que são considerados um dos pilares estruturais para o sucesso da BTL”. A decisão foi tomada depois de ouvir o Turismo de Portugal, as Entidades Regionais de Turismo e as estruturas associativas do setor.

No mesmo comunicado, a Fundação AIP dá a conhecer as novas datas do evento, que se realizará agora entre 16 e 20 de março, na FIL, em Lisboa. “Com esta nova data ficam salvaguardadas as melhores condições para o restabelecimento de todas as dinâmicas geradas pela BTL enquanto maior evento do setor do Turismo em Portugal e da promoção dos principais produtos e serviços que o compõem, bem como para a participação dos visitantes profissionais e expositores internacionais”, explica na nota enviada à imprensa.

No entanto, uma vez que já é possível realizar este tipo de eventos, a Fundação AIP decidiu marcar para 4 a 6 de junho de 2021, na FIL – Centro de Congressos e Exposições de Lisboa – Parque das Nações, a Bolsa de Viagens powered by BTL. Isto depois de ter auscultado vários parceiros do setor “no sentido de os sensibilizar para a oportunidade e necessidade de realizar um evento especial, com particular enfoque no mercado nacional e na sua oferta turística diversificada e de elevada qualidade”. O novo evento dirige-se essencialmente ao consumidor português que, diz o comunicado, “face às atuais circunstâncias de limitação de mobilidade internacional, será seguramente um ‘cliente’ fundamental para potenciar rapidamente a retoma económica do sector do turismo em Portugal”.

A Bolsa de Viagens powered by BTL será um evento especial, focado na venda de produtos e serviços turísticos ao cliente final, que terá entrada gratuita, e que visa contribuir para o relançamento dos negócios no setor do turismo em Portugal, com particular incidência nas economias locais e na criação e preservação de postos de trabalho associados a este setor.

O Turismo é, indiscutivelmente, um dos setores mais afetados pela pandemia, e este evento assume-se como fundamental para fomentar Portugal enquanto o destino para se viajar em 2021, incentivando o “fazer férias cá dentro” e, dessa forma, ajudar a relançar as regiões do país, e os negócios das empresas regionais do setor turístico, possibilitando a venda direta dos seus produtos e serviços.

Consciente do difícil momento económico que atravessam a maioria das empresas deste sector, a Fundação AIP preparou para este evento um “modelo especial” que permitirá que as empresas possam participar no mesmo num contexto de custos controlados.