Na sequência da Lei dos Mercados Digitais, a Booking.com decidiu eliminar as cláusulas de paridade, o que permitirá que os estabelecimentos ofereçam diferentes tarifas nos seus canais diretos e na Booking.com. Trata-se de uma medida que significa que os parceiros da plataforma não estão obrigados a manter as mesmas tarifas para as suas unidades de alojamento do que aquelas que disponibilizam nos seus canais diretos.
A empresa explica, em comunicado, que embora “acreditemos que a paridade proporciona vantagens de preços consistentes para os consumidores, oferecendo-lhes um acesso simples e seguro a uma diversidade de opções no mesmo local, cumpriremos as nossas obrigações sob a Lei dos Mercados Digitais. Continuaremos a investir em produtos e sreviços que tragam valor aos nossos clientes, ajudando-os a viajar e experienciar o mundo”.
A Lei dos Mercados Digitais é uma legislação da UE concebida para regular as atividades das grandes plataformas digitais e assegurar um mercado justo e competitivo. Com estas alterações, a Booking.com procura alinhar as suas práticas com as novas normativas e continuar a oferecer um serviço de valor aos consumidores e aos seus parceiros comerciais. A decisão de eliminar as cláusulas de paridade representa uma mudança significativa na relação entre a Booking.com e os seus parceiros hoteleiros, e um sinal claro do impacto da regulamentação europeia nas práticas das grandes plataformas digitais.