Booking.com: Turistas consideram viagens sustentáveis vitais

A Booking divulgou recentemente o “2021 Sustainable Travel Report”, que inclui um inquérito realizado a mais de 29 mil turistas de 30 países, e que indica que a pandemia poderá ter tido um impacto efetivo na sustentabilidade das viagens e do turismo. 72% dos inquiridos acreditam que é preciso agir já para salvar o planeta para as gerações futuras.

83% dos turistas internacionais consideram as viagens sustentáveis vitais, sendo que 61% reconheceram que foi a pandemia que os levou a considerar viajar de forma mais sustentável no futuro. Quase metade (49%) consideram, no entanto, que em 2021 ainda não existe oferta suficiente a este nível, com 53% a admitir a sua impaciência quando os sítios que escolhem para ficar não são sustentáveis (por exemplo, não havendo sítio para reciclar).

De acordo com o estudo, os compromissos sustentáveis do dia-a-dia dos viajantes são consistentes com as suas intenções para futuras viagens, com 84% a quererem reduzir os resíduos, 83% a quererem diminuir o consumo energético (por exemplo, desligando o ar condicionaod e as luzes quando não estão no quarto) e 79% a afirmarem que querem usar meios de transporte mais amigos do ambiente tais como caminhar, bicicleta ou transportes públicos em vez dos táxis ou rent-a-cars.

O respeito pelas comunidades locais também está no topo da lista com quase três terços (73%) a quererem ter experiências autênticas que sejam representativas da cultura local quando viajam, 84% a acreditarem que é fundamental aumentar o conhecimento cultural e a preservação da herança cultura, e 76% a quererem garantir que o impacto económico da indústria é distribuído de forma igual entre todos os níveis sociais. Além disso, 69% afirmam mesmo evitar que irão evitar destinos e atrações populares que não contribuam para problemas de sobrelotação e que farão a sua parte em dispersar os benefícios positivos das viagems para destinos menos visitados.

E felizmente, diz a Booking, não são apenas boas intenções. Muitos destes compromissos sustentáveis estão a materializar-se com os viajantes a revelarem que enquanto estiveram de férias, nos últimos 12 meses, 45% tomaram uma decisão consciente de desligarem o ar condicionado/aquecimento no seu quarto quando não estavam, 43% levaram a sua própria garrafa de água reutilizável, em vez de coprarem água engarrafada de férias e 33% fizeram atividades que apoiam a comunidade local. Na verdade, mais de metade (53%) admitiram que ficam incomodados se o local onde estão os impede de ser sustentáveis, por exemplo, não oferecendo opções de reciclagem.

Por isso, diz a Booking, os sinais positivos estão à vista, mas ainda há muito espaço para melhorar com mais de metade dos viajantes sem pensarem ainda nas comunidades locais durante as suas viagens ou sem darem pequenos passos para minimizar o seu impacto.

Embora 81% dos viajantes digam que querem ficar num estabelecimento sustentável no próximo ano – um aumento notável dos 62% em 2016, quando a Booking.com realizou este inquérito, e mais 7% dos 74% em 2020, mesmo antes da pandemia – ainda existem barreiras. Olhando apenas para os 40% de viajantes globais que disseram que não ficaram numa unidade sustentável no último ano, 36% afirmaram que nem sequer sabiam que existiam, 32% adiantaram que não conseguiram encontrar opções e 31% alegaram que nem sequer sabiam como as encontrar. De facto, 49% dos viajantes ainda acreditam que em 2021 não há opções suficientes de viagens sustentáveis disponíveis.

No que diz respeito à consciência e intenções, os viajantes e os estabelecimentos parecem estar alinhados, com a nova pesquisa a revelar que 82% dos parceiros de alojamento da Booking.com inquiridos encaram a sustentabilidade na indústria da hospitalidade como algo importante. Isto reflete os 83% de viajante que também acreditam que as viagens sustentáveis são uma questão importante. Mas, apesar de três em cada quatro parceiros de alojamento afirmarem que implementaram medidas sustentáveis nos seus estabelecimentos, somente um terço (31%) comunicaram ativamente os seus esforços de uma maneira proativa a potenciais hóspedes, com isto a acontecer na sua maioria na altura do check-on (59%), indicando que ainda existem desafios a tornar a informação acerca da sustentabilidade de fácil acesso aos viajantes nos processos iniciais da reserva.