Boot Düsseldorf: Um mar de oportunidades e de inovação

Tudo começou com as caravelas e os “mares nunca antes navegados”. Os portugueses saíram por esses mares fora, descobrindo novas terras e novos mundos. Hoje continuam a aventura, viajando por cruzeiro ou iate e deixando-se deslumbrar pelos desportos aquáticos. O que importa é navegar. Naveguemos primeiro até à cidade alemã de Düsseldorf onde, há 50 anos para cá, se realiza uma das mais importantes feiras de turismo náutico da Europa e do Mundo: a Boot Düsseldorf. E partamos depois com o objetivo de conhecer as novas tendências e ofertas que os portugueses apaixonados pelo mar podem esperar das empresas que trabalham o mercado nacional.

Este ano, a decorrer entre 19 e 27 de janeiro, a Boot Düsseldorf celebra o seu 50.º aniversário e as palavras que saem da boca da equipa responsável pelo evento, para descrever esta edição especial, são “oferta de luxo”.

Petros Michelidakis

Isto significa barcos “que não ocupam espaço na garagem como um super iate mas que seguem o mesmo rasto que ele” e que são utilizados para “fazer viagens com os amigos, como viagens de pesca, ou para encontrar praias escondidas e remotas”, conta Petros Michelidakis, diretor da Boot Düsseldorf, em exclusivo à Ambitur.

Muitos proprietários de iates “procuram altos padrões de estilo e design”, podendo ver concretizados os seus desejos ao adquirir uma “proposta de luxo que combine com o seu iate”, durante a feira, junto de grandes fabricantes tais como a Sacs, Wally, Skipper, Fairline, Princess, Jeanneau e Hanse.

O evento estende-se por 16 pavilhões, num total de 220.000 metros quadrados. Alguns dos espaços com maior destaque são o Superyacht Show – uma amostra de grandes iates -, o Motorboating, a Sailing School, o Sportfishing Centre, World of Paddling, e o Beach World.

Esta edição conta, ainda, com um “notável número crescente de destinos, agências e marinas”. Em 2018, estabeleceu-se o recorde de 1.923 expositores de 68 países e, agora, “estamos à espera, pela primeira vez na história da Boot, de cerca de 2000 expositores de perto de 70 países”, revela o responsável.

Petros Michelidakis defende que “temos um grande potencial aqui no coração da Europa” e “numa das regiões metropolitanas mais importantes”, esperando que seja este ano que se ultrapassa a marca dos 250.000 visitantes.

Para isso, a Boot Düsseldorf colocou este ano em marcha a campanha “Follow the Call” que “desbrava novos caminhos, toca as pessoas de forma especial e as inspira”.

Portugal, um destino para os entusiastas de água

Em 2019 o nosso país apresenta-se no evento com 18 entidades, a maioria delas no setor dos destinos de viagem como “as espetaculares e encantadoras regiões de mergulho em Portugal, nos Açores e na Madeira”, nomeadamente, a Marina de Portimão e a Associação de Turismo dos Açores (ATA), entre muitas outras.

Segundo Petros Michelidakis, “Portugal é um destino de viagem com uma maravilhosa mistura de atividades de aventura na natureza, cidades históricas e bom vinho” para o povo alemão.
A presença de Portugal na Boot Düsseldorf chega, assim, “na hora certa”. Num “janeiro frio e cinzento”, na Alemanha, “as pessoas sonham com as férias de verão” com passeios de barco e desportos náuticos. Os alemães “estão cada vez mais interessados em visitar o vosso país”, assegura Petros.