Braga Cool ajudou a aumentar o turismo na região

Os dados do Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo não deixam dúvidas: 2016 foi o melhor ano do turismo bracarense, com um aumento dos turistas brasileiros e americanos. A aplicação Braga Cool, que promove os espaços da cidade, garante ter tido um impacto nestes resultados. Foi, inclusivamente colocada em primeiro lugar na ‘app store’ e na ‘play store’ nas pesquisas dos turistas oriundos do Brasil e dos Estados Unidos.

Lançada apenas há dois meses, a aplicação já atingiu o primeiro lugar de ambas as lojas em diversos países: Brasil, Espanha, França, Portugal e Estados Unidos da América estão na lista de países que colocaram. Foi particularmente popular para os brasileiros (com um aumento de 64% de setembro para outubro) e para os os norte-americanos (com um crescimento de 33% no mesmo período).

Portugal registou, de 2014 para 2015, um crescimento turístico três vezes superior ao do resto da Europa, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE). O Porto e Norte de Portugal cresceu 16,7% e espera-se que a percentagem de crescimento seja superior no final de 2016. Os turistas estrangeiros cada vez mais procuram conhecer o Norte de Portugal e Braga tem sido um destino escolhido não só por europeus, mas também por norte-americanos e brasileiros. O Município de Braga afirmou também que a cidade esteve perante “a melhor época alta de sempre” para o turismo, registando-se um movimento de turistas, em particular estrangeiros, nunca antes presenciado na capital minhota.

A aplicação Braga Cool tem sido uma boa estratégia para estrangeiros que visitam Braga, refere o comunicado. Um utilizador francês comentou que a “aplicação é fácil de usar” e que “a viagem é repleta de maravilhosas paragens e descobertas”.

“Já tínhamos ultrapassado o Booking e o TripAdvisor após o lançamento da app Lisboa Cool e este primeiro lugar nas pesquisas para Braga em diversos países significa que estamos a cumprir o nosso objetivo de tornar memoráveis os momentos na cidade”, disse a fundadora da aplicação, Júlia Vilaça.

A Braga Cool tem duas funcionalidades: um roteiro, que pode ser de estilo lifestyle ou barroco e que acompanha o utilizador de manhã até à noite; e o “Aqui Perto”, que permite descobrir os locais designados como ‘cool’ ao seu redor. Contém ainda guias e mapas que funcionam sem ligação à internet e está disponível em três línguas: português, inglês e espanhol. O download é gratuito.