Braga integra rede nacional de Turismo Industrial

O Município de Braga, a Confraria do Bom Jesus do Monte e o Turismo do Porto e Norte, assinaram um acordo de colaboração para integrar a rede nacional e dinamizar o turismo industrial na autarquia.

Para António Barroso, adjunto do presidente da Câmara, “é necessário colocar estas iniciativas na agenda dos nossos habitantes e principalmente das novas gerações para que conheçam e descubram as riquezas da indústria nacional”.

“Com esta adesão, assumimos o nosso compromisso de incorporar esta rede para reforçarmos a atratividade de Braga, mas estamos já a trabalhar com mais parceiros para reforçarmos este tipo de oferta, pois o turista atual valoriza cada vez mais as experiências autênticas e descobertas originais” acrescenta o representante do município.

O Elevador do Bom Jesus é um dos atrativos turísticos que passa a fazer parte desta rede.

Este meio de transporte é um elevador funicular composto por duas cabinas que se movem sobre carris ligadas entre si por um cabo. Uma serve de contrapeso à outra, para que subam e desçam alternadamente ao longo de um percurso de cerca de 274 metros.

“Decidimos entrar nesta rede, porque é justo reconhecer e valorizar um meio de transporte único no mundo, que celebrou 140 anos de existência”, explicou Varico Pereira, representante da Confraria do Bom Jesus do Monte.

Fazem parte ainda desta rede: a fábrica de colchões Sleep8, em São João da Madeira; o Museu do Brinquedo Português, em Ponte de Lima; o Museu Municipal da Filigrana e o Museu Mineiro de São Pedro da Cova, em Gondomar; o Museu da Seda e do Território, em Freixo de Espada à Cinta; o Museu da Pedra e a fábrica de biscoitos Duriense, em Marco de Canavezes; a ourivesaria Alcino Silversmith, a Cerveja Nortada, a Loja Claus, a gráfica Peninsular e os museus do Carro Eléctrico, dos Transportes e Comunicações, e do ISEP – Instituto Superior de Engenharia do Porto, no Porto.

“Em termos práticos, a rede passa assim a integrar mais de 100 projetos, o que representa mais de 50% da oferta de todo o território português”, esclarece o presidente do Turismo do Porto e do Norte, Luís Pedro Martins, que considera este “o território que detém mais projetos de Turismo Industrial devidamente chancelados no âmbito da estratégia nacional”.