Braga – Uma viagem no tempo dentro da modernidade

Bom Jesus do Monte.

Braga obteve uma projeção nacional e internacional de destaque e, este ano, foi eleita Melhor Destino Europeu. O património ímpar e a beleza natural permanecem fatores de atração dos visitantes, que aqui encontram um destino seguro.

Se procura motivos para visitar Braga este ano deixamos-lhe aqui a justificação perfeita: foi eleita Melhor Destino Europeu em 2021. Na verdade, já em 2019 a cidade tinha sido considerada a segunda melhor da Europa para visitar pelos internautas da European Best Destinations mas agora consolidou ainda mais a preferência dos turistas, fruto da cada vez maior projeção, nacional e internacional, de que tem desfrutado nos últimos anos, explica Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga. Além de ser uma cidade “autêntica” com “recursos endógenos que marcam a diferença a nível patrimonial, natural e até mesmo imaterial”, através dos muitos eventos que animam a cidade ao longo de todo o ano, o autarca realça ainda a qualificação da oferta e a diversificação dos atrativos que

Centro histórico.

trazem cada vez mais visitantes à cidade, posicionando-a como “um dos destinos preferenciais a todas essas escalas”.

E nem mesmo a pandemia pôde travar este crescimento apesar de os seus efeitos se terem feito sentir. Ricardo Rio garante que, numa fase inicial, o foco foi apoiar os profissionais do setor, informado e esclarecendo os empresários sobre as linhas de apoio existentes. Posteriormente, a aposta foi reformular a estratégia de promoção de Braga como destino turístico, investindo agora no mercado interno e de proximidade, como é o caso de Espanha. E o responsável garante que, apesar dos constrangimentos associados à Covid-19, o município continua a investir “na promoção da cidade tendo em vista uma rápida retoma do setor turístico após o normalizar da situação sanitária”.

Viajar no tempo na modernidade

Sé Catedral

Esta estratégia promocional veio reforçar a atratividade turística de Braga e Ricardo Rio não hesita em garantir que visitar a cidade “é fazer uma viagem no tempo dentro da modernidade”, sendo esse grande trunfo que tem permitido à região conquistar novos mercados turísticos em todo o mundo. O autarca recorda ainda que Braga está na linha da frente na adoção de políticas que privilegiam o desenvolvimento sustentável do território, e o turismo não foge a esta regra.

Assim, a cidade integra a rede “Tourism Friendly Cities”, que tem como objetivo explorar o modo como o turismo pode ser sustentável em cidades médias, reduzindo o seu impacto negativo sobre as áreas urbanas. O projeto cria estratégias integradas e inclusivas que mantêm um equilíbrio entre as necessidades das comunidades locais e a promoção do desenvolvimento urbano sustentável, a nível ambiental, social e económico.

Theatro Circo.

Outra aposta do município tem sido a reabilitação do património e a reabilitação urbana, explica o presidente da Câmara, o que permite preservar locais de interesse e garante “uma estadia mais agradável a todos os que nos visitam”.

Além de todos estes motivos pelos quais não pode deixar de visitar Braga este ano, onde se incluem património, cultura, gastronomia e a capacidade de bem receber dos residentes, Ricardo Rio não deixa de frisar que, atualmente, trata-se de um destino “bastante seguro”, onde foram implementadas várias medidas de saúde pública para proteger a população contra a pandemia de Covid-19. Aliás, Braga foi mencionada pela OCDE como exemplo de boas práticas nesta matéria.