Brasil é um “mercado com muito potencial e muito trabalho ainda por fazer”

Turim Marquês Hotel

Esta é a visão de Luís Santos, diretor comercial do Grupo Turim Hotels, relativamente ao potencial do mercado brasileiro em Portugal que, para este grupo, é já o terceiro maior mercado internacional. O responsável admite que se trata de um mercado em crescimento, “o que mostra uma maior confiança do brasileiro para viajar para a Europa, apesar da desvalorização do Real face ao Euro”. E defende, em declarações à Ambitur, que “Portugal deverá fazer vingar a sua posição estratégica na Europa como porta de entrada de excelência deste continente e não um ponto de passagem. Deverá haver sempre uma constante presença promocional nacional, não só nas grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, mas por todo o país, com especial enfoque para as cidades de onde temos voos diretos”. Para Luís Santos, isto é algo a que a TAP deverá estar muito atenta e, embora reconheça que “tem feito um excelente trabalho”, alerta para o aumento da concorrência, que trará inevitavelmente maiores desafios.

Turim Santa Maria Hotel, Funchal

Neste momento, Lisboa é a principal entrada deste mercado, seguindo-se o Porto mas, conforme explica o responsável dos Turim Hotels – que detém unidades em Lisboa, Algarve, Azeitão, Porto, Funchal e Sintra – nas várias ações que o grupo hoteleiro tem realizado verifica-se que “há procura e vemos já brasileiros por todo o país, a passear e a conhecer-nos, o que é gratificante”. O lazer continua a ser o principal objetivo do turista brasileiro quando vem a Portugal mas Luís Santos aponta um aumento do segmento corporativo.

Reconhecendo que se trata de um mercado “vastíssimo”, com “muito potencial e muito trabalho ainda por fazer”, Luís Santos encara o futuro próximo sempre como um desafio. “Muita e contínua promoção focada em diferentes segmentos, o lazer, o corporativo, dinamização de parcerias com as operadoras locais, atentos à versatilidade, novas necessidades e desafios que se colocam, para que possamos nós, Turim Hotéis, estar sempre na linha da frente da presença hoteleira neste mercado brasileiro”.