Brasil reforça aposta no turismo LGBT

Categoria Advisor, Home, Internacional

O Turismo LGBT é um dos negócios em maior desenvolvimento no mundo. De acordo com o World Travel & Tourism Council, este segmento cresce anualmente três vezes mais do que qualquer outro, com um ritmo anual de 10,3%, face a 3,8% do turismo em geral. Por esta razão o Brasil irá apostar fortemente neste segmento com  o lançamento de um novo destino: Porto Alegre, a maior cidade do sul do Brasil.

Segundo a Embratur, o projeto foi idealizado pelo secretário de Turismo de Porto Alegre, Luiz Fernando Moraes, que solicitou o apoio do diretor de Produtos e Destinos da Embratur – Insituto Brasileiro do Turismo –, Marcos António Lomanto, para a sua implementação. O objetivo é tornar a cidade numa referência entre os destinos turísticos gay friendly do Brasil. Com esta nova estruturação, o Brasil passará a ter sete importantes capitais a competir neste segmento: Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Salvador, Brasília, Recife e Porto Alegre.

O trabalho de estruturação deste segmento em Porto Alegre já foi iniciado junto de entidades e empresas do trade, bem como de grupos e organizações que atuam na defesa dos direitos e da diversidade, nomeadamente, a área da Livre Orientação Sexual da Secretaria Municipal de Direitos Humanos.

Numa primeira etapa, a Embratur organizou o seminário “Cenários do Turismo LGBT”, em parceria com a Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat GLS). O evento reuniu mais de 40 representantes da mesma, para além de agências de viagens, operadores, cadeias hoteleiras e organizadores de eventos. Outra medida foi a formação de um grupo de trabalho, integrado por várias entidades de movimentos sociais e instituições como Sebrae, OAB, Infraero e a realização de workshops de capacitação, coordenados pela Abrat GLS.

A próxima fase será apresentar um programa estruturado a este público-alvo, com a finalidade de tornar esta capital uma referência entre os destinos turísticos identificados como gay friendly, quer pelas suas características de cidade no que respeita à diversidade, conquistas e direitos dessa comunidade, como pela qualidade dos serviços e boas práticas de acolhimento.

A apresentação oficial do Programa de Turismo LGBT em Porto Alegre será lançado durante a 43.ª ABAV, que irá decorrer em São Paulo, entre os próximos dias 24 e 26 de setembro.