Brasileiros e americanos dão novo fôlego ao Turismo de Compras em Lisboa

As compras tax free feitas por turistas brasileiros e americanos em Portugal têm estado a crescer de forma sustentada ao longo dos últimos anos, sobretudo graças ao aumento do número de ligações aéreas e à aposta do Turismo de Portugal nestes dois importantes mercados emissores.

Os turistas brasileiros, por exemplo, são já a segunda nacionalidade que mais compras Tax Free fazem em Portugal, representando mais de 20% do total das compras, e gastam, em média, 261 euros por cada compra. Já os turistas americanos gastam, em média, 619 euros por cada compra que fazem e representam 7% do total do mercado. Segundo dados do Turismo de Portugal e da SIBS, em 2019 visitaram Portugal mais de um milhão de turistas brasileiros e mais de um milhão de turistas americanos, que gastaram no nosso país, respetivamente, 221 e 521 milhões de euros.

Renato Lira Leite, Country Manager da Global Blue, refere que “estes números, indicam-nos a tendência de diversificação das nacionalidades a que estamos a assistir no Turismo de Compras em Portugal e que, no caso dos turistas brasileiros há, ainda, muito para progredir, sobretudo se tivermos em consideração o potencial da elite brasileira”. Na verdade, há cerca de 20% dos turistas brasileiros que gastam, em média, mais de 15 mil euros noutras capitais europeias, como Paris ou Milão, e Portugal está a captar apenas 40% da capacidade de compra deste segmento.

Por isso, um dos aspetos que a Global Blue tem salientado nas suas ações de sensibilização junto dos comerciantes, tem sido o facto de nem todos os brasileiros que visitam Portugal saberem que têm direito ao Tax Free. Renato Leite refere que “temos trabalhado com os nossos parceiros, no sentido de conseguirmos levar mais brasileiros a entrar nas lojas e a fazerem mais compras”. Um trabalho que, diz, “passa por saber identificar os turistas, explicar-lhes as vantagens da isenção do IVA e de como podem aproveitar o desconto para comprarem mais um artigo ou para comprar um artigo mais caro”.

Por outro lado, a Global Blue será, este ano, parceiro estratégico do Turismo de Portugal na iniciativa “Portugal 360”, que vai decorrer em São Paulo, no Brasil. Bernardo Cardoso, coordenador do mercado brasileiro no Turismo de Portugal, refere, que “depois do sucesso das duas primeiras edições do Portugal 360 no Rio de Janeiro, este ano vamos realizar um evento inédito na cidade de São Paulo, na Cinemateca Brasileira, de 30 de abril a 3 de maio de 2020, em parceria com o jornal Folha de São Paulo e com o apoio do Consulado Geral de Portugal em São Paulo”.

E acrescenta que “o Portugal 360 é uma amostra do país em todos os seus ângulos, por meio dos principais temas: cultura, viver, investir e estudar em Portugal. O objetivo é promover um contato mais próximo entre Brasil e Portugal, criando experiências e momentos únicos entre os dois países”.

O Turismo de Compras em Portugal continua a apresentar muitas oportunidades de negócio para os comerciantes e a aposta na atração de turistas de outras nacionalidades, como os americanos ou os brasileiros, para este segmento surge como uma tendência natural, pelo potencial que representam.

Renato Lira Leite salienta, por isso: “A necessidade de desenvolvermos uma estratégia integrada com todos os players deste segmento, incluindo o retalho é fundamental para tirarmos partido deste enorme potencial que representam os turistas brasileiros. É por isso que vamos estar ao lado do Turismo de Portugal em São Paulo, na mostra Portugal 360, enquanto parte de um esforço coletivo para posicionar Lisboa como destino de compras e, assim, podermos impulsionar a oferta neste segmento, adaptando-a ao gosto da elite, mas também dos millennials brasileiros.”