Britânicos de férias em Portugal já não procuram apenas sol e praia

O presidente do Turismo de Portugal, Joao Cotrim de Figueiredo, destacou, esta manhã, ao Ambitur.pt, à margem do World Travel Market Londres, o facto de, nos últimos meses, os indicadores apontarem para uma diversificação da procura britânica por Portugal. “Está-se a verificar, e os nossos parceiros locais confirmam que é uma hipótese forte, uma diversificação da procura britânica por Portugal, já não é o sol e praia exclusivamente, já não é só Algarve e Madeira, estão a descobrir as outras regiões e produtos do país”, explicou.

Para o presidente do Turismo de Portugal, este é um “momento de viragem” e uma oportunidade para o nosso país. “Se conseguirmos mexer o interesse deste grande mercado para outras regiões (de Portugal), vamos arranjar aqui uma fonte de crescimento muito grande”, afirmou o responsável, acrescentando que os dados preliminares indicam que “nestas regiões novas que estão a ser descobertas pelos britânicos, o gasto médio é bastante inferior ao dos britanismos de sol e praia que tínhamos tido. Isto pode querer dizer que são os próprios produtos que estão a propiciar este gasto superior ou que o britânico que está a descobrir Portugal desta forma não é o britânico que se habituou a fazer férias de sol e praia”. Seja qual for a razão, “são boas notícias porque vai ser mais uma contribuição para o aumento de receitas muito mais rápido do que o aumento de turistas que é o que estamos a verificar em Portugal já há um ano atrás”, conclui João Cotrim de Figueiredo.