BTL 2018 aposta na inovação e ganha novas áreas

O espaço disponível na 30ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que se realiza na Feira Internacional de Lisboa (FIL), de 28 de fevereiro a 4 de março, já foi vendido e começa a ser pequeno para tantas empresas na corrida por uma oportunidade de participar na maior feira de turismo em Portugal. O anúncio foi feito à Ambitur por Fátima Vila Maior, diretora de feiras da FIL e responsável pela BTL, que, uma vez atingida essa meta, revela o arranque da fase de comercialização de duas novas áreas: BTL Labs e BTL Meeting Industry.

As perspetivas de venda destes espaços são positivas. “Tendo em conta o entusiasmo que esta 30ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa está a gerar”, Fátima Vila Maior considera que a disponibilidade das áreas “irá esgotar rapidamente”.  Nesta nova edição, são esperados mais de mil expositores, desde entidades regionais de turismo, municípios, empresas ligadas à hotelaria, restauração, distribuição, equipamentos e animação turística a operadores turísticos e agentes de viagens. Já o número de pavilhões mantém-se nos quatro.

As novidades da feira
De novidades, vai ser inaugurado o BTL Meeting Industry, um espaço piloto no pavilhão 2, dedicado ao segmento de negócios. “Este é um segmento a crescer em Portugal e que vale a pena apostar”, afirma Fátima Vila Maior, que acredita: “O nosso país tem todas as condições para se tornar uma referência mundial”.

A organização pretende trazer 10 a 15 compradores internacionais no âmbito do programa de hosted buyers, organizado em parceria com o Turismo de Portugal e a TAP Air Portugal. Para tal, a aposta vai para mercados como os Estados Unidos da América, Canadá e Brasil, além dos mercados tradicionais já consolidados. As candidaturas continuam a decorrer, com o objetivo de atingir as 400.

O mesmo pavilhão vai também integrar o BTL Labs, uma nova área que irá reunir startups e empresas firmadas, desafiadas a expôr os seus produtos ou serviços. Porém, o destaque deste espaço vai também para as BTL Talks, das quais irão resultar conversas com vários key opinion leaders de diferentes áreas, convidados a partilharem as suas experiências e soluções inovadoras. “O turismo tem servido de laboratório para outras áreas da economia e foi esta ideia de laboratório que nos seduziu a criar esta área, muito mais que de exposição”, explica Fátima Vila Maior.

No Pavilhão Multiusos, para além do lounge dos hosted buyers, com as candidaturas ainda a decorrerem, vai realizar-se a 2ª edição da BTL Village. Para esta zona exclusiva de networking onde empresas, com ou sem stand, podem reunir com os seus clientes, a organização avançou já ter “muita procura”.

A gastronomia regressa ao Pavilhão 4, mais diversificada, juntamente com a 3ª Bolsa da Empregabilidade. Só o ano passado, a iniciativa levou à feira quatro mil ofertas de emprego.

Questionada sobre o município convidado, Fátima Vila Maior esclarece que “está em linha com a região convidada desta edição [Centro]”. “É para a BTL uma escolha natural, que se integra na estratégia de divulgação de todo o potencial e dinamismo de uma região”, continua. A mesma responsável avançou,  recentemente, Marrocos como “Destino Internacional Convidado”.

Quanto a resultados, a responsável pela BTL espera manter os números e revela que “a expetativa é alta”. A edição de 2017 fechou com 78 mil visitas registadas, das quais cerca de 37.888 foram de profissionais, de 15 a 17 de março, e mais de 40 mil de público geral, nos dias 18 e 19. “Estou confiante que a BTL já é percecionada como um local de referência de compra e seleção do próximo destino de férias”, refere.

Trinta anos depois, e para assinalar essa data, Fátima Vila Maior considera que esta esta é uma oportunidade para “apontar caminhos e ideias para o futuro”. A BTL Labs, exemplifica, é a materialização desse percurso da feira, focada em “ser um laboratório de ideias do setor”, conclui.

*Notícia atualizada no dia 19.01.2018