BTL 2019: Bolsa de Empregabilidade gerou “100 mil empregos no turismo”

BTL 2019: Bolsa de Empregabilidade gerou “100 mil empregos no turismo”

Categoria Advisor, Formação

A edição 2019 Bolsa de Empregabilidade da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa foi apresentada esta sexta-feira. A plataforma de contratação cresceu em termos de empresas presentes e nas áreas em que atua.

Aos convidados, António Marto referiu que a plataforma está disponível 365 dias por ano, sendo que “as pessoas podem aceder e contactar os responsáveis pelos recursos humanos” de forma direta. O presidente do Fórum Turismo 21 acrescentou que este ano “aumentámos em mais de 15% o número de empresas com 10 mil vagas”, para além de a Bolsa agora abarcar “outras áreas de formação como a Comunicação, Direito e Marketing. Também aprofundámos a comunicação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, disponibilizando estas vagas para hoteleiros junto de todos os centros (de emprego) da região de Lisboa”, explicou.  

A ligação com a BTL já não é nova mas, para Fátima Vila Maior, é com “enorme orgulho” que vê “a Bolsa a crescer todos os anos. É importante para o turismo porque quando falamos neste tema não é só na oferta mas sim no todo”, sublinha a diretora da BTL, destacando o facto de “nenhuma feira no mundo” ter “esta transversalidade”.

Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, que acompanhou desde o início a Bolsa de Empregabilidade, o facto de, em quatro anos, “cerca de 100 mil pessoas começarem a trabalhar no turismo”, ou seja, “um em cada quatro postos de trabalho em Portugal foram no Turismo”, é de sublinhar, destacando ainda a importância que o Turismo tem na economia.  Com cada vez maior procura, surge a oportunidade de quem trabalhar no turismo “saber exigir cada vez mais”. Assim, o Turismo de Portugal vai lançar em abril uma campanha de valorização destinada a todos os que trabalham no setor para que “tenham orgulho em dizer que Portugal é o melhor destino do mundo”, acrescenta.

Cristiana Macedo, na 31.ª edição da BTL