BTL 2019 com novidades e grandes apostas no setor

A próxima edição da Bolsa de Turismo de Lisboa decorre entre 13 e 17 de março de 2019, na FIL. Apresentada a nova imagem da BTL, Fátima Vila Maior, diretora de área de feiras da FIL e responsável pelo evento, conta agora à Ambitur quais as principais novidades para esta edição.

A aposta na segmentação de produto do programa de “Hosted Buyers” e no BTL Lab, o aumento para quatro pavilhões, a representação na feira de novos destinos internacionais e as dimensões dos stands são as grandes novidades reveladas pela responsável, que afirma que “este ano a BTL vai dar um salto qualitativo e quantitativo”.

Na próxima edição da BTL já se vão sentir algumas alterações. “Passa a ter quatro pavilhões, embora haja alterações na BTL que já começaram, mas que só vão ter impacto nos próximos anos”, confessa Fátima Vila Maior. Cada pavilhão será dedicado a uma área diferente: o primeiro pavilhão é reservado aos destinos nacionais; o segundo às Câmaras Municipais e gastronomia; o terceiro à hotelaria e ao BTL Lab, que incluirá um conjunto de “talks” muito direcionadas para o setor; e, por fim, no quarto pavilhão “vão ficar os destinos internacionais e as agências de viagens”, explica. Entre os pavilhões dois e três decorrerá novamente a Feira de Empregabilidade.

Com o objetivo de trazer “mais” e “melhor”, a responsável afirma que o Programa Hosted Buyers está a ser “afinado” e “desenhada uma nova plataforma que permita agilizar as reuniões entre buyers e suppliers e que aposte numa segmentação ainda maior dos mercados”. Fátima Vila Maior revela que, na edição anterior, o programa “espelhou o segmento de Meetings Industry e que, no próximo ano, vamos tentar ter buyers do segmento cultural, do segmento MI, do segmento do enoturismo, de Fly&Drive” para facilitar o negócio com as empresas portuguesas. Este programa é feito em parceria com a TAP, Turismo de Portugal e Grupo Barraqueiro.

Sobre os destinos, a entrevistada diz ainda estarem em “negociações com destinos novos”, mas para já destaca um: as Seychelles. “Este é um destino que mostra que se está a olhar para os portugueses como um bom motivo para atuar”.

Por fim, a responsável adianta ainda que a dimensão dos stands diminui para metade. “A nossa estratégia para a BTL é ter conteúdo dentro dos stands porque são eles que enriquecem a feira”. Portanto, “o número de metros quadrados por stand, tirando a parte das entidades regionais, diminui de 72m2 para 36m2”.