BTL 2019: Turismo Porto e Norte inaugura maior stand de sempre

BTL 2019: Turismo Porto e Norte inaugura maior stand de sempre

A BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa já arrancou. O principal evento na área do Turismo em Portugal abriu esta quarta-feira na FIL com cerca de 1150 expositores vindos de todo o país e de vários pontos do globo. Macau é, este ano, o Destino Internacional convidado. Até domingo, será possível potenciar novos contactos e promover melhores negócios.

O Turismo e Norte de Portugal volta a marcar presença na BTL e, este ano, o stand “é o maior de sempre”, diz Luís Pedro Martins. Na abertura do espaço, o presidente da Entidade Regional do Turismo e Norte de Portugal (TPNP)  falava aos convidados sobre o “bom momento que a região Porto e Norte está a passar. Estamos aqui: lutamos contra ventos e marés”, indicou. Desejando a todos “bons negócios”, Luís Pedro Martins reforçou a necessidade de união pois “juntos, seremos sempre mais Norte”.

A apresentação serviu para “marcar simbolicamente este início de BTL” e para “partilhar estes momentos que são importantes para o sucesso da região”. No entanto, o dirigente alertou para os vários “desafios” que a região ainda tem de ultrapassar apesar de estar “num bom caminho”. No ano passado, a região registou 4,5 milhões de turistas e Luís Pedro Martins pretende que este ano o número seja superior e que “consigam percorrer todas as regiões, não apenas centralizados numa parte”. Esbater a sazonalidade que “ainda existe na nossa região” é também um desafio a considerar, embora os indicadores do mercado espanhol e brasileiros “sejam diferentes”. A “coesão territorial” e as “receitas” não ficaram de parte nestes desafios: o presidente da TPNP considera que a BTL serve para criar receitas, “fazendo negócios. Que venham os visitantes e que os transformemos em clientes”, acrescenta.

Cristiana Macedo, na 31.ª edição da BTL