BTL 2020 apresenta 18 novos destinos, um crescimento de 28% na área internacional

A contagem decrescente para a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2020 já começou e a organização do maior evento de turismo em Portugal revela os principais parceiros — Turismo de Macau, NEST – Centro de Inovação do Turismo de Portugal, Amadeus Portugal e FlixBus — e as primeiras novidades da sua 32.ª edição.  

Dália Palma, gestora da BTL, afirma que o evento “cresceu bastante além das nossas expectativas” cobrindo toda a área da FIL — os quatro pavilhões “cheios” e uma área coberta exterior para a gastronomia — e recebendo novos expositores: com destaque para 18 novos destinos internacionais, o que equivale a um crescimento de 28% na área internacional da feira, entre os quais alguns que regressam depois de vários anos.

“Portugal está na moda e a economia portuguesa está a melhorar, os portugueses estão a viajar muito mais e daí os destinos internacionais terem interesse em vir promover-se no mercado português”, confia a responsável, como é o caso da Eslováquia, República Checa, Chile, Gâmbia, Nigéria e Irão, que se estreiam na BTL, e a Polónia, Canárias, Guiné Bissau e Namíbia que voltam passado várias edições.

A novos destinos juntam-se “novas cadeias de hotéis, mais companhias aéreas, mais equipamentos e serviços e mais Câmaras Municipais”. Em relação às companhias aéreas, “estamos a assistir este ano a muitas companhias que estão a voltar à feira e outras que estão a participar de forma independente, não associadas diretamente a um destino, como a Qatar, Air Europa e a Iberia”, acrescenta Dália Palma.

São também esperados cerca de 300 Hosted Buyers, de novos mercados como os Estados Unidos, Canadá, Brasil, Israel e Ásia, que este ano vão encontrar uma área dedicada ao Enoturismo com a participação de, aproximadamente, 35 empresas.

Outra novidade é a BTL Festivals, área onde serão promovidos entre 15 a 20 festivais portugueses, com a parceria da APORFEST – Associação Portuguesa Festivais Música, e que servirá de palco a várias atuações ao longo dos dias. Este ano a BTL recebe a cerimónia dos Iberian Festival Awards, que premeiam os promotores e festivais portugueses e espanhóis.

Já a BTL Lab, a cargo do NEST e da Amadeus, o espaço de inovação e tecnologia do certame, apresentará cerca de 40 startups do setor e um conjunto alargado de Talks. Segundo Cláudio Santos, diretor geral da Amadeus Portugal, a missão desta espaço é “trazer um pouco de conteúdo para dentro da feira, não só para quem visita mas para quem está a expor. Muitas vezes falta um pouco desse contacto com a tecnologia”.

Discover the World Travel Awards

A organização da BTL decidiu retomar uma iniciativa de 2018, a atribuição dos Blogger Travel Awards, que muda de nome para “Discover the World Travel Awards” de forma a “alargar a todos os digital influencers e dar oportunidade a todos os que escrevem sobre viagens e turismo, portugueses e de língua oficial portuguesa”.

As candidaturas estão abertas a partir de hoje, até 21 de fevereiro, em cinco categorias distintas: Influenciador de Viagens, Fotografia de Viagem, Vlogue/Youtube, Gastronomia & Viagens e Revelação. Um júri convidado selecionará três candidatos por categoria que depois segue para votação do público. É consagrado um vencedor por categoria.

O concorrente mais votado de todas as categorias é premiado com uma Viagem a Macau, durante uma semana, com tudo incluído; os restantes cinco vencedores ganham uma Viagem pela Europa com a Flixbus. Posteriormente, partilham as experiências nas suas plataformas.