BTL 2020 prevê aumento no número de expositores

O ano 2020 marca o regresso da 32.ª edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) a Lisboa. As portas da Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, vão abrir de 11 a 15 de março para receber aquele que é o principal evento na área do Turismo em Portugal.

A poucos meses do certame, a gestora da BTL, Dália Palma, revela à Ambitur algumas das novidades e perspetivas sobre esta edição. “O evento terá uma dinâmica incrível”, começa por salientar, acrescentando que “os expositores serão responsáveis pelos seus próprios conteúdos” e as animações ficarão a cargo dos “símbolos típicos das diferentes regiões”. Ao leque das animações, junta-se a área internacional, conhecida por ser a “festa das culturas e de experiências”. A par da “folia”, a BTL 2020 vai receber “mais conferências, talks e workshops” no auditório principal e nos vários palcos das áreas, seja no BTL Enoturismo, BTL LAB, BTL Cultural e no BTL Festivals. Uma outra novidade é que nesta 32.ª edição vai decorrer a gala dos Iberian Festivals Awards.

Área internacional apresenta um crescimento de 28%
A ocupar a totalidade da FIL, ou seja, os quatro pavilhões, a distribuição da BTL 2020 será “muito idêntica à de 2019”, diz a responsável. No Pavilhão 1, estarão as regiões nacionais de turismo; o Pavilhão 2 destina-se às associações e municípios, à BTL Cultural, à BTL Festivals e à BTL Enoturismo; no Pavilhão 3, estará a hotelaria, equipamentos equipamentos e serviços, o BTL LAB, o Auditório Principal e o BTL Village; e o Pavilhão 4 dedica-se aos destinos internacionais e à Distribuição (Tour Operadores, Agentes de viagem e transportes).

Quanto ao número de expositores, Dália Palma prevê um “crescimento”, diretamente ou em representação. “Assistimos a um crescimento no número de participações agrupadas”, acrescenta.

Outra das novidades da BTL 2020 será a distribuição da área internacional no Pavilhão 4 que “apresenta um crescimento de 28% relativamente à edição anterior”, refere, acrescentando que contará com “15 novos destinos, três novas companhias aéreas e mais tour operadores já presentes em edições anteriores”. O destino internacional, que já está fechado, será anunciado em breve, assim como as novas companhias aéreas.

“Programa Hosted Buyers com novo conceito”
Dália Palma considera que as expectativas para o certame são boas, não restando dúvidas de que a BTL “acompanha as tendências de crescimento e as exigências do setor”, apostando constantemente na “inovação e na criação de novos conteúdos”. Vista por muitos como um “grande centro de negócios” do turismo, a BTL é também um “grande hub de conhecimento, de partilha de ideias e apresentação de conceitos”. Prova disso, é a aposta nas novas áreas já anunciadas, como a BTL Festivals e a BTL Enoturismo, mas também os “incrementos de áreas já consolidadas” como o BTL LAB, BTL Cultural e o “reforço do programa de Hosted Buyers”. Neste último, a gestora destaca que os novos mercados de interesse e o reforço dos principais “compradores” do destino Portugal originaram um novo conceito no programa. Nos dois primeiros dias do evento, os “speed meetings” vão decorrer “durante a manhã”, estando as “tardes disponíveis para networking nos espaços dos expositores”, explica a responsável, acreditando que o Município e a Região Nacional Convidada, Anadia e Porto e Norte, respetivamente, “criam muitas expectativas, não só a nós enquanto organização, mas certamente também aos profissionais e público em geral”.

“Esperamos atingir a capacidade máxima de ocupação das áreas cobertas da FIL”
A adesão das empresas ao certame está a ser positiva e a BTL continua a “crescer em termos de procura”. Segundo a gestora, “há cada vez mais empresas dos vários ramos de atividade do setor que gravitam em torno do evento” e que “procuram ser expositores”. Dália Palma acredita que esta adesão deve-se em muito às novas áreas e que “captam mais empresas”. Com o Pavilhão internacional “lotado” e os Pavilhões 2 e 3 a “atingir a capacidade máxima de ocupação”, a gestora espera “atingir a capacidade máxima de ocupação das áreas cobertas da FIL”.

A BTL 2020 tem um objetivo traçado: “Conseguir potenciar a relação entre o público e as empresas”, especialmente os “destinos e as agências de viagens”, afirma a responsável, desejando que o público consiga tirar o “melhor proveito no que toca a promoções e descontos exclusivos”. De forma a “motivar” a visita, a comunicação da BTL vai ser reforçada com novos conteúdos e apresentação de novidades.

Para o futuro, Dália Palma refere que o compromisso da BTL é “continuar a inovar” e a “seguir as tendências”, estando “atentos e a superar as expectativas dos clientes”, quer sejam “empresas, instituições e parceiros” quer sejam os “mais de 70 mil visitantes, entre profissionais e público, que visitam a BTL”.