BTL 2025: Bensaude Hotels assinala 90 anos com rebranding e perspetivas de consolidação na operação

O Bensaude Hotels, grupo hoteleiro açoriano, aproveitou o primeiro dia da BTL (Better Tourism Lisbon Travel Market), para apresentar o seu rebranding, além de um pequeno filme para “potenciar uma marca pela qual as pessoas sintam amor”, segundo as palavras do realizador.

Esta aposta “é o maior investimento até hoje neste segmento”, clarifica Nuno Borges, Diretor de Comunicação e Marketing.

O grupo, que assinala 90 anos de operação, destaca esta comemoração, depois de um 2024 “muito positivo”, “com melhoria em todos os indicadores”. Para isto contribui a aquisição de gestão de dois outros hotéis no arquipélago: o Hotel do Caracol, na Terceira, e o Caloura Hotel, em São Miguel, como revela Jorge Aguiar, Administrador Executivo de Turismo do grupo.

Nuno Borges e Jorge Aguiar, Bensaude Hotels

O grande destaque, como à imagem do que tem sido o restante turismo nacional, foi o crescimento do mercado norte-americano para as unidades do grupo, seguindo-se o mercado nacional, o alemão e o francês. Mas os mercados dos EUA e do Canadá são o principal mercado em valor, sendo que “temos produtos próprios desenhados para esse mercado”.

De forma geral, o preço médio subiu de 10% a 15%, perfazendo “resultados acima das expectativas”, além de um crescimento da época média, onde, por exemplo, o grupo atingiu os 70% de taxa de ocupação. Os meses de verão continuaram a ser os mais fortes.

Para 2025, o Bensaude Hotels prevê uma consolidação da operação, querendo manter a “liderança nos Açores, com produtos mais orgânicos”. Há ainda “algum receio do mercado norte-americano, devido à incerteza política, que pode ter impacto económico”.

Jorge Aguiar admite também que o grupo está de olhos postos em novas oportunidades no mercado, seja nos Açores ou no Continente, considerando também que a entrada de marcas internacionais no arquipélago valorizam o destino e fomentam uma competitividade “saudável”.

A 35.ª edição da BTL acontece de 12 a 16 de março, na FIL – Feira Internacional de Lisboa, reunindo diferentes stakeholders do setor turístico e destinos nacionais e internacionais.

Por Diana Fonseca